Divulgação

Nos últimos dias as chuvas fortes tem pegado os palmenses de surpresa, muitos esperavam nesse período do ano as chuvas já teriam acabado mas com a chuva forte e com raios que caiu na última segunda-feira (18), as pessoas se perguntam o que mudou no clima de Palmas. O professor da José Luiz Cabral do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins explica o que aconteceu no período chuvoso esse ano.

Apesar de parecer para algumas pessoas que esse ano choveu mais que o normal, o professor explica que na verdade, choveu menos que o esperado pela meteorologia, a irregularidade do período intercalando entre vários dias de calor entre dias de chuvas fortes pode ter causado a impressão de ter tido mais chuvas esse ano.

Sobre as chuvas fortes em maio, ele esclarece que devido a atmosfera ser conectada, fenômenos meteorológicos em outras lugares do país como a alta umidade da região amazônica e dois avanços de sistemas frontais pela costa brasileira e pelo sul da Amazônia, interferem na nossa região, o que tem acontecido são escoamentos na alta atmosfera que produzem essa instabilidade.

Então apesar, das chuvas fortes na nossa cidade, esse ano não tivemos tanta chuva assim mas para Palmas qualquer chuva é sempre bem-vinda.

Comentários do Facebook