25 de abril de 2024 01:10

Cidades

10 novos casos de Covid-19 são confirmados em indígenas do povo Xerente, em Tocantínia

Publicado em

10 novos casos de Covid-19 são confirmados em indígenas do povo Xerente, em Tocantínia

No boletim epidemiológico desta segunda-feira (13), o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) informou que foram confirmados 10 novos casos de coronavírus entre indígenas da etnia Xerente nas últimas 24 horas. Os exames ficaram prontos um dia após a morte do ancião João Sõzê, de 89 anos, por complicações da doença, neste domingo (12).

De acordo com o DSEI, todos os novos casos são no Polo Base Indígena de Tocantínia. Não foi informado se todos os pacientes estão na mesma aldeia ou em pontos diferentes da reserva. Ainda segundo o boletim, atualmente há 216 casos confirmados de Covid-19 entre indígenas tocantinenses e duas mortes.

A comunidade de Tocantínia ainda está muito abalada com a morte de João Sõzê. Ele era hipertenso e diabético. De acordo com o boletim médico, ele foi internado no dia 1º de julho no Hospital Regional de Miracema com febre e astenia. A família afirma que os sintomas tinham começado cinco dias antes.

O corpo foi liberado pela funerária nesta segunda-feira (13) e translado de Palmas para a aldeia em Tocantínia. O carro do Polo Base da cidade acompanhou o veículo da funerária levando os familiares. Eles foram orientados de que não poderiam abrir a urna e nem realizar o velório, para não haver aglomeração de pessoas. Também foram orientados que, ao chegarem na aldeia, deveriam realizar o sepultamento imediatamente.

Leia Também:   32ª Corrida de Rua do Trabalhador de Araguaína acontecerá no dia 28 e tem recorde de inscritos

Esta é o segundo caso de indígena a morrer no Tocantins vítima da Covid-19. O primeiro caso foi em Formoso do Araguaia quando o ex-cacique Juraci Wasari Javaé, que tinha 79 anos, morreu após ficar internado em Gurupi.

Fonte: G1 Tocantins.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana