Divulgação

Mais de 120 mudas de mexerica, limão e laranja foram apreendidas em um viveiro em Araguatins, na região do Bico do Papagaio. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o dono do local não possuía nota fiscal e autorização sanitária para comercializar as plantas frutíferas.

A ação aconteceu nesta segunda-feira (9/11). Ao todo, 121 mudas de citrus das espécies mexerica ponkan, limão-taiti e laranja-pera foram destruídas em aterro sanitário. O proprietário do viveiro foi multado em R$ 3,6 mil.

Segundo a supervisora Érica de Mendonça, o comércio clandestino de plantas frutíferas sem a licença necessária pode contaminar o solo e trazer ao Tocantins doenças e pragas que não existem no estado. A irregularidade pode prejudicar produtores rurais.

A Adapec orienta produtores e lojistas sobre a importância de comprovar a origem das plantas e alerta sobre os riscos de produtos clandestinos. O órgão pede para que os estabelecimentos que comercializam mudas tenham as documentações exigidas pelas entidades fiscalizadoras.

As dúvidas e denúncias sobre áreas vegetais e animais podem ser feitas pelo Disque Defesa. O telefone é o 0800 63 11 22.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui