29 de março de 2024 11:51

Cidades

Adapec apreende mais de 120 mudas de árvores frutíferas sendo vendidas ilegalmente em Araguatins

Publicado em

Adapec apreende mais de 120 mudas de árvores frutíferas sendo vendidas ilegalmente em Araguatins

Mais de 120 mudas de mexerica, limão e laranja foram apreendidas em um viveiro em Araguatins, na região do Bico do Papagaio. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o dono do local não possuía nota fiscal e autorização sanitária para comercializar as plantas frutíferas.

A ação aconteceu nesta segunda-feira (9/11). Ao todo, 121 mudas de citrus das espécies mexerica ponkan, limão-taiti e laranja-pera foram destruídas em aterro sanitário. O proprietário do viveiro foi multado em R$ 3,6 mil.

Segundo a supervisora Érica de Mendonça, o comércio clandestino de plantas frutíferas sem a licença necessária pode contaminar o solo e trazer ao Tocantins doenças e pragas que não existem no estado. A irregularidade pode prejudicar produtores rurais.

Leia Também:   Homem é preso e drogas, munições, balança de precisão e outros objetos ligados ao tráfico são apreendidos na região sul de Palmas

A Adapec orienta produtores e lojistas sobre a importância de comprovar a origem das plantas e alerta sobre os riscos de produtos clandestinos. O órgão pede para que os estabelecimentos que comercializam mudas tenham as documentações exigidas pelas entidades fiscalizadoras.

As dúvidas e denúncias sobre áreas vegetais e animais podem ser feitas pelo Disque Defesa. O telefone é o 0800 63 11 22.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana