20 de abril de 2024 08:35


Cidades

Eventuais riscos: Moradores serão alertados com sirenes instaladas abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado

Publicado em

Eventuais riscos: Moradores serão alertados com sirenes instaladas abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado

Está sendo instalado abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado, na região central do Tocantins, um sistema de alerta com sirenes. De acordo com a empresa que administra a UHE, a Investco, os primeiros testes serão realizados ainda em setembro.

Serão dez torres de alerta sonoros instaladas em uma extensão de dez quilômetros no sentido da correnteza do rio. Os equipamentos servidão para alertar a população da região sobre eventuais riscos relacionados ao funcionamento da usina.

A instalação do sistema começou em agosto e deve custar R$ 2,5 milhões. O projeto conta com participação da Defesa Civil Estadual e dos municípios que são impactados pela hidrelétrica.

Leia Também:   Concurso em Mateiros é suspenso após suspeitas de irregularidades investigadas pelo MPTO

Segundo a Investco, o sistema vai promover mais tranquilidade e segurança à comunidade local, evitando a propagação de fake news envolvendo rompimento da barragem. Em 2019, por exemplo, um boato se espalhou em Tocantínia e os moradores evacuaram a cidade no meio da noite.

Além das sirenes, o sistema de alerta prevê a demarcação de pontos de encontro e rotas de fuga. A empresa afirmou que exercícios de simulação também devem ser programados na região pela Defesa Civil.

Como vai funcionar

A administração da UHE de Lajeado informou que as sirenes são capazes de operar nas condições ambientais mais adversas. Elas poderão produzir um alerta sonoro com intensidade de 70 decibéis.

Leia Também:   Jovem de 22 anos morre após colidir com a lateral de um ônibus escolar em Darcinópolis

Os equipamentos podem ser acionados no local ou remotamente, na sala de comando da Usina ou do Centro de Operações da Geração da EDP. O sistema funciona por sinal de rádio e satélite. Também estará integrado com a Defesa Civil, possibilitando o envio de informações em tempo real.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana