Divulgação

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins encontraram 180 quilos de queijo ao lado de um chiqueiro em uma fábrica clandestina. O estabelecimento fica na zona rural de Augustinópolis, no norte do estado, em uma propriedade rural que não tinha nenhum tipo de licença para a atividade.

A Adapec informou que houve duas ocorrências do tipo na mesma região na última semana e os dois laticínios irregulares foram fechados. No caso em que a fábrica ficava ao lado do chiqueiro, o leite e o soro usados na produção do queijo estavam expostos, com moscas em cima e sem nenhum tipo de medida de higiene que garantissem a qualidade dos produtos.

A investigação dos fiscais aponta que os queijos eram vendidos para restaurantes e lanchonetes na cidade e também em municípios vizinhos. Foram apreendidos 180 kg do produto já pronto além de 700 embalagens, 713 litros de leite e 89 kg de creme de soro. Tudo foi destruído no aterro sanitário de Augustinópolis.

A Adapec informou que atualmente existem três selos possíveis para laticínios legalizados e que apenas estabelecimentos que tiverem um deles podem funcionar. O tipo de selo varia conforme a abrangência das vendas, já que há diferenças nas regras para pequenos e grandes produtores.

Os dois estabelecimentos que funcionam irregularmente foram autuados. Não foi informado qual o valor da multa que cada um terá que pagar.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui