26 de abril de 2024 12:49

Cidades

Fiscais da Adapec autuam fábrica de queijo clandestina que funcionava ao lado de chiqueiro em Augustinópolis

Publicado em

Fiscais da Adapec autuam fábrica de queijo clandestina que funcionava ao lado de chiqueiro em Augustinópolis

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins encontraram 180 quilos de queijo ao lado de um chiqueiro em uma fábrica clandestina. O estabelecimento fica na zona rural de Augustinópolis, no norte do estado, em uma propriedade rural que não tinha nenhum tipo de licença para a atividade.

A Adapec informou que houve duas ocorrências do tipo na mesma região na última semana e os dois laticínios irregulares foram fechados. No caso em que a fábrica ficava ao lado do chiqueiro, o leite e o soro usados na produção do queijo estavam expostos, com moscas em cima e sem nenhum tipo de medida de higiene que garantissem a qualidade dos produtos.

Leia Também:   SUSTO! Carro pega fogo em posto de combustível e dono age rápido para evitar tragédia em Paraíso do TO; saiba detalhes

A investigação dos fiscais aponta que os queijos eram vendidos para restaurantes e lanchonetes na cidade e também em municípios vizinhos. Foram apreendidos 180 kg do produto já pronto além de 700 embalagens, 713 litros de leite e 89 kg de creme de soro. Tudo foi destruído no aterro sanitário de Augustinópolis.

A Adapec informou que atualmente existem três selos possíveis para laticínios legalizados e que apenas estabelecimentos que tiverem um deles podem funcionar. O tipo de selo varia conforme a abrangência das vendas, já que há diferenças nas regras para pequenos e grandes produtores.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana