Um surto de Covid-19 entre indígenas que vivem em aldeias de Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins, foi notificado neste último fim de semana. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo município, foram 78 confirmações no sábado (27) e no domingo (28) o número saltou para 81 indígenas infectados. Em três dias o total de casos da cidade subiu de 95 para 177.

A região de Formoso do Araguaia e municípios vizinhos abriga um dos maiores territórios indígenas do estado. Na área existem aldeias dos povos Javaé, Karajá e Avá-canoeiro.

Em 2019, a Justiça Federal, inclusive, restringiu o acesso a uma área de mata da Ilha do Bananal, onde foram avistados indígenas que vivem isolados. A ilha abrange os territórios de cinco municípios, entre eles Formoso do Araguaia.

As praias da cidade são banhadas pelo Araguaia e geralmente atraem muitos turistas na temporada de férias. Apesar das proibições impostas pelo município, há duas semanas um grupo de pessoas que estava acampando próximo de uma aldeia precisou ser retirado pela fiscalização da Prefeitura de Formoso e Polícia Militar.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui