26 de abril de 2024 08:07

Cidades

Ministério Público investiga cobrança da taxa de coleta de lixo na conta de água em Araguaína

Publicado em

Ministério Público investiga cobrança da taxa de coleta de lixo na conta de água em Araguaína

O recolhimento da taxa de coleta de lixo em Araguaína, norte do Tocantins, está sendo investigado pela promotoria de justiça da cidade. É que a prefeitura resolveu colocar a cobrança junto com a taxa de água e segundo o Ministério Público Estadual isso pode prejudicar os moradores, que podem ter o fornecimento de água suspenso se não quiserem pagar a taxa.

“Considerando que essa modalidade de arrecadação da taxa poderá futuramente ocasionar prejuízos aos direitos dos consumidores, caso estes não consintam com a inclusão da taxa de coleta de lixo em decorrência de interrupção do serviço de fornecimento de água”, diz a portaria que abriu a investigação.

Leia Também:   Donos de loja são denunciados por negar serviço de convites de casamento a casal gay em SP: "Seria bacana você procurar uma papelaria"

A cobrança da taxa deve começar no próximo mês de março. O valor será parcelado em até 10 vezes, mas quem optar pelo pagamento à vista terá desconto. A cobrança mínima será de R$ 5,80 e o valor máximo de R$ 21,10, por mês, de acordo com a Secretaria da Fazenda de Araguaína.

Apesar de o valor ser lançado junto com a conta de água, segundo o secretário da fazenda, Fabiano Souza, quem quiser pode procurar a Secretaria da Fazenda para retirar a guia de recolhimento do imposto, que existe desde 1991.

“Se ele não desejar que o pagamento seja feito na fatura de água pode solicitar que não seja feito e será cobrado via DUAM [Documento Único de Arrecadação Municipal] normalmente”, explicou o secretário da fazenda Fabiano Souza.

Com informações do G1 Tocantins.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana