20 de abril de 2024 13:20


Cidades

Para conseguir matrícula, pais viram a noite na porta de escola e fazem até churrasco: ‘Quase 24 horas’

Publicado em

Para conseguir matrícula, pais viram a noite na porta de escola e fazem até churrasco: 'Quase 24 horas'

Pais de alunos passaram o dia e a madrugada em uma fila na porta do Colégio Estadual Cândido Figueira, em Figueirópolis, para garantir as matrículas dos filhos que vão estudar o 6º ano do Ensino Fundamental. Para conseguirem permanecer no local por quase 24 horas, os moradores organizaram um churrasco. “Fizemos vaquinha. Cada um contribuiu com uma coisa”, disse um pai que preferiu não se identificar.

Os pais contam que mesmo com o período de matrículas iniciando nesta quarta-feira (8), a fila começou por volta das 10h30 desta terça-feira (7). É que a única escola com turmas do 6º ano oferece poucas vagas. São duas turmas no turno vespertino e uma no matutino.

Leia Também:   Com o tema 'Bioeconomia' e a participação de 900 expositores, Governo lança a Agrotins 2024; confira as novidades

Um pai que chegou na escola antes de meio-dia de terça conta que foi o décimo da fila. Ele conseguiu matricular a filha. “Consegui depois de muita insistência. Estou com pena de quem continua na fila. Pegamos sol ontem e sereno a noite. Quase 24 horas”, conta.

Segundo ele, a maior concorrência é para a única turma da manhã. “São muitos alunos e as vagas não são suficientes. São alunos que saíram do 5º ano, os que repetiram de ano, os que chegaram de outras cidades e da zona rural”.

Os pais reivindicam a abertura de pelo menos mais uma nova turma pela manhã. “Tem mais vaga a tarde, mas mesmo assim acho que não vai caber todo mundo”, contou.

O churrasco

Os moradores organizaram um churrasco para conseguirem permanecer na fila que se formou, ainda durante o dia, na porta da escola. Com a mobilização e a vaquinha, os materiais foram comprados. O jantar contou com arroz, mandioca, vinagrete, carnes e linguiças.

“Uma pessoa levou carvão e a churrasqueira também é de um pai. Cada um contribuiu com uma coisa. Quando viram que ia mesmo ter uma moradora levou o arroz. Aí nós organizamos também os copos descartáveis e tudo o que precisava”, contou um morador que esteve na fila.

O churrasco se estendeu pela madrugada e os pais só começaram a ser atendidos por volta das 8h desta quarta-feira (8).

Para conseguir matrícula, pais viram a noite na porta de escola e fazem até churrasco: 'Quase 24 horas'

Divulgação / G1 Tocantins.

Com informações do Portal G1 Tocantins.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana