Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, região central do Tocantins, liberou trilhas em áreas verdes do município para visitação. Os espaços tinham sido fechados para evitar aglomerações de pessoas e contágio de coronavírus. Os critérios do Plano de Retomada do Ecoturismo devem ser cumpridas para que os locais sejam frequentados.

Lajeado tem quatro casos confirmados de coronavírus e nenhuma morte pela doença foi registrada na cidade.

A nova medida foi divulgada no novo decreto que está disponível no Diário Oficial do município. O documento informa que medidas como uso de máscara e distanciamento, devem ser adotadas pelas empresas e turistas que se interessarem em realizar as visitações. Veja abaixo algumas regras.

Cada estabelecimento deve desenvolver um protocolo operacional de execução da atividade turística e apresentar à Secretaria Municipal de Turismo de Lajeado. Além disso, os responsáveis pelos estabelecimentos serão responsáveis por exercer o comportamento necessário para diminuir os riscos de contaminação da Covid-19. O plano não prevê o retorno da visitação de turistas desacompanhados de guias ou agências, apenas de grupos assessorados por empresas ou profissionais.

Os protocolos específicos para atrativos em áreas naturais podem ser conferidos no Plano de Retomada do Ecoturismo de Lajeado disponível na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Regras para visitação de trilhas em Lajeado

  • Higienização correta: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool 70% em gel ou líquido;
  • Uso de máscaras faciais: clientes, colaboradores, prestadores de serviço e turistas devem usar máscaras de acordo com as exigências para espaços públicos contidas nas normas vigentes;
  • Etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, amparar com o antebraço ou usar lenço de papel, o qual deve ser imediatamente descartado em local específico do lixo infectado. É de responsabilidade do empreendedor levar os resíduos até a Unidade de Saúde Dona Felisbela;
  • Conduta social: manter o distanciamento social de no mínimo 02 metros, alterar a frequência e a forma de contato entre os trabalhadores e clientes; evitar o contato próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui