Divulgação

As prefeituras de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins emitiram uma nota conjunta a respeito da reabertura dos municípios para atividades turísticas. As duas cidades estão planejando o retorno, segundo a nota, para o dia 5 de outubro. A decisão foi após o município vizinho, São Félix do Tocantins, anunciar que deve reabrir em 10 de setembro.

As três cidades ficam na região do Jalapão e possuem atrações dentro da área do parque estadual. O local é o principal ponto turístico do Tocantins está fechado desde março por um decreto do Governo Estadual.

Em julho, o governo chegou a apresentar um plano para a reabertura do parque, mas foi obrigado a recuar após as prefeituras decidirem não revogar os decretos restringindo as atividades nos municípios. O motivo foi que na avaliação dos prefeitos a pandemia de coronavírus estava evoluindo rápido demais.

Os decretos municipais vão permitir que hotéis, pousadas, acampamentos e os donos de atrações particulares retomem as atividades. A abertura de atrações como as Dunas e a Cachoeira da Velha dependem do Governo do Tocantins, porque são administradas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

A nota assinada pelos prefeitos de Mateiros e Ponte Alta afirma que a reabertura depende das condições do avanço da pandemia no estado. Uma das regras é que o Sistema de Saúde Estadual esteja em estabilidade e com pelo menos 25% de disponibilidade de leitos de UTI para casos de Covid-19.

A reabertura será com as medidas de distanciamento em vigor. Ficou decidido que os municípios vão ficar responsáveis pelo treinamento das equipes de saúde que vão atuar na linha de frente.

O governo estadual deve realizar manutenção nas rodovias estaduais, fornecer suporte aéreo em caso de encaminhamento médico emergencial, além de enviar servidores, veículos e equipamentos para a região. O Jalapão não tem estradas pavimentadas ligando o parque até cidades com suporte médico de alta complexidade, por isso a necessidade do transporte aéreo.

Os estabelecimentos da rede privada que forem aderir a reabertura deverão fazer o treinamento dos funcionários e a haverá vistoria prévia antes da liberação para o funcionamento.

Atualmente, Mateiros tem apenas um caso confirmado da doença e é a cidade menos afetada pela pandemia em todo o Tocantins. Ponte Alta registra 43 casos de coronavírus e uma morte.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui