20 de abril de 2024 04:33


Cotidiano em destaque

A partir desta terça-feira (10) eleitores em todo o Brasil não poderão ser presos

Publicado em

A partir desta terça-feira (10) eleitores em todo o Brasil não poderão ser presos

Com o dia das eleições municipais se aproximando, as leis que garantem que ninguém seja impedido de votar começam a ser aplicadas. A partir desta terça-feira (10), nenhum eleitor poderá ser preso no Brasil, com exceção daqueles que forem pegos em flagrante ou quem for condenado por crime inafiançável.

“A prisão perto das Eleições somente é permitida em situações excepcionais. E isso é mais uma garantia para que a cidadania seja exercida na sua forma plena pelo maior número de pessoas possível. Então, nos cinco dias antes até 48 horas após a eleição, a pessoa só pode ser presa em três situações: no caso de flagrante delito, no caso de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou quando houver desrespeito ao salvo conduto”, explicou Arióstenis Vieira, Juiz Eleitoral da 9ª ZE de Tocantinópolis.

Leia Também:   Procon reforça os direitos e benefícios dos consumidores autistas segundo a legislação do Tocantins; confira

A eleição será realizada no próximo dia 15 de novembro em todo país. Serão escolhidos os próximos prefeitos e vereadores das cidades, para mandato entre 2021 e 2024. No Tocantins, mais de um milhão de eleitores devem ir às urnas em 139 municípios.

Os candidatos que disputam as eleições também não podem mais ser presos, salvo em caso de flagrantes. No caso de quem está no pleito, o período de salvo-conduto começou no último dia 31 de outubro, 15 dias antes das eleições.

O juiz eleitoral explicou o que é o flagrante: “O flagrante delito que a legislação fala ocorre quando a pessoal é encontrada cometendo o crime; quando ela acabou de cometer o crime; ou quando essa pessoa é perseguida logo após a situação em que se presuma haver cometido o crime – ou quando ela é encontrada com elementos, por exemplo armas, que autorizem presumir que ela tenha sido a autora desse crime. Então são essas as situações em que está autorizada a prisão de uma pessoa”.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana