26 de abril de 2024 16:02

Cotidiano em destaque

A POLITICA DE ENGOLIR SAPO VAI CONTINUAR? Confira mais um artigo da coluna A Voz do Leitor

Publicado em

A POLITICA DE ENGOLIR SAPO VAI CONTINUAR? Confira mais um artigo da coluna A Voz do Leitor

A frase mais adjetiva que você conhece na política e seus conflitos de interesses pode ser resumida em um jargão bem popular criado pelos antigos Romanos é “a política é a arte de engolir sapos”.

Não deixa de ser uma verdade quando vemos o silêncio de quatro primaveras por parte dos atuais políticos que estão no poder.

Anteriormente ao processo de conectividade e interação pelas redes sociais, não era assim. Hoje, engolir sapos passou a ser uma sobrevivência do político, os críticos eleitores estão vivendo momentos em que o debate se faz presente e necessário mesmo que acalorados em determinados grupos de redes sociais.

Os políticos se isolaram remetidos a discutir determinados assuntos, interagindo apenas com os seus pequenos grupos de gabinetes postando e curtindo o que eles mesmo produzem, por sua vez, os políticos preferem não partir diretamente ao debate para não gerar atrito ou desgastes desnecessários com a opinião dos cidadãos que na sua maioria são bem emotivos, esses eleitores que ao mesmo tempo tem razão e esquecimento bem rápido, daí, ficando mais seguro e estratégico engolir na prática o jargão criado pelos romanos revelando sentimento de contrariedade.

Leia Também:   Acidente de moto deixa homem morto após festa em Xambioá

O silêncio praticados durante os quatros anos de mandato por parte de uma parcela de mandatários, na minha opinião, essa estratégia serve apenas de válvula de escape para os que não conseguem ter diálogo ou não sabem lidar com as críticas dos eleitores.

Essa alternativa de ficar sempre na emboscada do silêncio observando cada critica feita pelos emotivos eleitores, ao meu ver, de só engolir sapos poderá ter uma baita indigestão política, tudo está em constante mudança nos ânimos das esferas políticas, isso está cada vez mais constante, afinal estamos há um ano e sete meses das eleições de 2022, já temos um crescimento de discussões bem aflorado com clima de campanha que historicamente não se tinha por esse período.

Leia Também:   AGORA: Prefeitura e Copese divulgam gabarito definitivo do concurso e respostas aos recursos

A propalada política de engolir sapo terá que mudar a estratégia, não dialogar ou discutir com os eleitores é o mesmo que deixar passar algo que lhe conduz a um patamar de discussão ao qual você político domina e isso certamente não será o melhor caminho para permanecer na moita engolindo Sapos.

É preciso estar preparado para responder as mensagens e indagação vinda da massa quando elas acontecerem. O que se tem observado é que o eleitorado está cada vez mais crítico, com menos tolerância e paciência com os políticos omissos em face aos temas de maior repercussão no atual contexto social e econômico que vez ou outra é matéria de debate entre os eleitores, principalmente os mais politizados.

Leia Também:   ARTIGO | VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO: HÁ MUITOS SOFRENDO TAMBÉM

Por fim em 2022, é preciso muito mais diálogo e reciprocidade para conquistar votos. É preciso dar uma resposta a sociedade nesse momento tão obscuro, o recado nas urnas foi dado em 2020, o politico que não reciclar sua comunicação, mantendo o diálogo de forma continua com as pessoas que criticam e que cobram resultados, certamente em 2022, terão um caldo de sapos muito indigesto. Lembre- se o caminho é o diálogo e o diálogo é o caminho.

IURY DE CASTRO.

Marketing político e digital

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana