Divulgação

Brasileiros que têm dificuldade em acessar a internet podem se cadastrar para receber o auxílio emergencial de R$ 600 em uma das mais de seis mil agências dos Correios.

A opção foi anunciada nessa segunda-feira (08/06) pelo Ministério da Cidadania, que firmou uma parceria com a estatal. O atendimento já pode ser solicitado.

O cadastro será feito gratuitamente pelos funcionários dos Correios. “É um serviço para buscarmos os mais vulneráveis”, completou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Como fazer

O cadastro em uma agência dos Correios para receber o auxílio de R$ 600 é destinado apenas à população sem acesso aos meios digitais, segundo o Ministério da Cidadania.

  • Identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário;
  • CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular;
  • Dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE);

Para os que não são bancarizados, será aberta uma Conta Social Digital na Caixa Econômica Federal, caso o cadastro seja aprovado.

Para abertura de conta deverá ser apresentado um documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão receberá um protocolo de cadastro ao final do atendimento.

Cadastro

Quem realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo previsto de 10 dias para a conclusão da análise.

Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF. “Vale ressaltar que os Correios não realizarão o pagamento do benefício”, informou o Ministério da Cidadania, em nota.

O acompanhamento da liberação do benefício também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa ou pelo telefone 121.

No sistema Busca Agência dos Correios (clique aqui), é possível obter informações sobre as unidades abertas ao público. A grande maioria dos pontos de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Com o intuito de evitar aglomerações, foi estabelecido um calendário para a solicitação do cadastro do Auxílio Emergencial nas agências, conforme o mês de nascimento do cidadão:

  • Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;
  • Terça-feira: nascidos em março e abril;
  • Quarta-feira: nascidos em maio e junho;
  • Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;
  • Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui