29 de março de 2024 10:00

Cotidiano em destaque

Auxílio emergencial: trabalhador ‘dribla’ sistema da Caixa e emite boleto no próprio nome para poder sacar dinheiro

Publicado em

Auxílio emergencial: trabalhador 'dribla' sistema da Caixa e emite boleto no próprio nome para poder sacar dinheiro

Quando o auxílio e o FGTS emergenciais são creditados pela Caixa Econômica Federal, os recursos podem ser usados imediatamente para o pagamento de contas via boletos e compras com QR Code ou cartão de crédito digital.

Os saques em dinheiro, no entanto, chegam a demorar até três meses para serem liberados. Mas uma estratégia adotada por brasileiros, a fim de possibilitar o uso do dinheiro no curto prazo, tem sido transferi-lo a outras contas, com menos limitações, via geração de boleto de pagamento no próprio nome.

NuBank, PagSeguro e Mercado Pago são algumas das instituições financeiras que oferecem o serviço, que é legal, de acordo com o Banco Central (BC).

— Minha mãe é dentista autônoma e, por isso, está sem receber qualquer remuneração desde março. Mas não é elegível ao auxílio emergencial. Além disso, para que ela voltasse a trabalhar quando permitido, foi preciso fazer investimentos na proteção dela e dos pacientes: comprar termômetro, roupas e máscaras específicas. Então, precisávamos do dinheiro o quanto antes. Peguei o crédito do meu auxílio emergencial e paguei boleto do Nubank para acessarmos o dinheiro por lá — conta a universitária Amanda Ávila, de 28 anos.

Leia Também:   ARTIGO | EXISTE VIDA ANTES DA MORTE?

Segundo o Banco Central, fazer um boleto em seu próprio nome para se favorecer na transferência de uma quantia entre duas contas não incorre em irregularidade.

Em agosto do ano passado, a autarquia já havia declarado que clientes de instituições de pagamento e de bancos, incluindo os digitais, podiam usar boletos bancários para fazer depósitos e aportes em suas próprias contas.

Para isso, o boleto precisaria ser emitido em nome do titular da conta e só poderia ser pago em benefício dele. Procurado, Nubank, Mercado Pago e PagSeguro confirmaram a funcionalidade.

Como funciona

O Nubank oferece conta sem taxa de manutenção e não cobra nada para a geração e o pagamento de boletos. Assim que o pagamento é reconhecido, em até três dias úteis, o valor passa a render automaticamente 100% do CDI com liquidez diária. Depois disso, o dinheiro também pode ser sacado e transferido para contas de outros bancos gratuitamente.

Leia Também:   Por que Marielle Franco foi morta? Veja perguntas e respostas após a prisão do trio suspeito de ser o mandante do crime

O PagSeguro também possibilita a antecipação dos saques dos benefícios por meio de boletos bancários. A conta digital é gratuita e não tem taxas de manutenção

No aplicativo PagBank, basta clicar no botão “Adicionar dinheiro”, selecionar a opção boleto e digitar o valor que será transferido para conta PagBank. O dinheiro é encaminhado em até três dias úteis, e também é possível enviá-lo para contas de outros bancos gratuitamente.

No Mercado Pago, também não custa nada abrir e manter uma conta. E é possível fazer a transferência por meio de um boleto gerado no aplicativo Mercado Pago para pagamento no aplicativo Caixa Tem.

.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana