Divulgação

O primeiro centro de triagem exclusivo para pacientes com sintomas do novo coronavírus começou a funcionar em Gurupi. O prédio fica no centro da cidade e conta com duas salas de consultas, dois leitos de pronto atendimento e uma sala de isolamento. Cinco pessoas já receberam atendimento no local.

Gurupi não tem nenhum caso confirmado da Covid-19 e até o começo da tarde desta quarta-feira (1º) investigava 9 casos suspeitos da doença. No Tocantins, segundo o balanço atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça, há 12 casos confirmados de coronavírus. Nove em Palmas e três em Araguaína.

“Teoricamente aqui também serve como um centro para tirar as dúvidas da população. Muita gente não sabe ainda como é que vai proceder em frente a esta situação que é a Covid-19. Pacientes que tenham dúvidas também podem estar vindo até aqui que a gente vai estar tirando essas dúvidas do paciente, tranquilizando a população da melhor forma possível e orientando sempre o isolamento social”, explicou o médico Rodrigo David.

A estrutura já existente da rede de saúde pública também recebeu adaptações. Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade agora contam com uma sala de isolamento para pacientes que apresentarem sintomas da nova doença. Já a Unidade de Pronto Atendimento terá três espaços para isolamento com seis leitos no total.

Estes locais são destinados ao atendimento de pessoas com sintomas leves ou moderados. O atendimento de pacientes graves seguirá sendo feito nos hospital de referência.

O secretário municipal de saúde, Gutierrez Torquato, explicou como será o regime de atendimento no centro de triagem. “Temos os médicos, temos nossos enfermeiros, nossos técnicos de enfermagem que atenderão de segunda a sexta de 7h às 17h oferecendo toda a segurança e este primeiro atendimento ao paciente de Gurupi”.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui