28 de março de 2024 13:33

Cotidiano em destaque

Construção da nova sede de Bombeiros Militar é iniciada em Palmas

Publicado em

Construção da nova sede de Bombeiros Militar é iniciada em Palmas

A construção da nova sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) já é uma realidade. Os trabalhos foram iniciados e as máquinas podem ser vistas executando os primeiros passos da obra. Para o coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante geral do CBM-TO, “trata-se de um marco para a Corporação, que entrou em seus 28 anos de criação”.

Quem passa pela Avenida JK, chegando ou saindo da Capital, no sentido Paraíso do Tocantins, consegue avistar o movimento nas proximidades do Capim Dourado Shopping. Os trabalhos iniciais, realizados por homens e máquinas, se concentram na remoção de terra para o nivelamento do terreno, que tem 43.750 m². O novo prédio terá área construída de 3.557.79 m².

O coronel esteve no canteiro de obras, acompanhado do tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, e do major Zerbini, que são engenheiros civis e atuam no projeto desde o início. “Conseguimos superar os entraves burocráticos, tanto junto à Caixa Econômica Federal, (CEF), como no Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública [Senasp], e com isso conseguimos dar início à obra”, comentou o comandante geral.

Leia Também:   Por que Marielle Franco foi morta? Veja perguntas e respostas após a prisão do trio suspeito de ser o mandante do crime

O coronel Reginaldo Leandro da Silva  ainda destacou o que chamou de “forte ação do Governo do Estado”, por meio de seu Procurador-Geral, Nivair Vieira Borges. ”Estávamos na iminência de perder os recursos [R$ 11.601.607,17] e, atendendo as diretrizes do governador Mauro Carlesse, entramos em contato com o procurador que prontamente nos recebeu e poucos dias depois, já estávamos com a Liminar que garantiu continuidade ao processo”, explicou. “Este início de obra é também um mérito de toda nossa equipe de engenheiros, liderada pelo tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo”, reconheceu o coronel.

Marco

O Corpo de Bombeiros Militar está completando 28 anos de Implantação em 14 de Dezembro de 2020, e para o coronel Leandro, a obra é um marco para a corporação nessas quase três décadas de história. “Durante todo esse tempo, passamos de um prédio para outro e agora estamos dando início à tão esperada construção. É um marco, sem dúvida. Uma obra de valor muito significativo, pois trata-se do primeiro prédio em construção para atender especificamente às demandas de bombeiro”, considerou o coronel, destacando os dois anos de trabalho intensos dos engenheiros do CBMTO junto ao setor de aprovação de projetos da Caixa para ajustar os detalhes do projeto.

Leia Também:   Homem que fugiu com adolescente de 13 anos dizendo que ela era sua companheira é indiciado por estupro de vulnerável em Aparecida do Rio Negro

“É um projeto vultuoso. Foi trabalhoso cumprir todas as exigências técnicas. Superamos todos os entraves e agora continuamos acompanhando é fiscalizando a execução. É uma conquista muito grande para o CBMTO”, assegurou. O prazo para a conclusão e entrega do novo prédio é de 12 meses.

Outras ações

Nos últimos dias, outra obra extremamente importante para o desenvolvimento das atividades de socorro do Corpo de Bombeiros Militar também teve início. Trata-se da nova sede da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), que agora está localizada em uma área notadamente privilegiada, situada na Orla 14, às margens da Praia da Graciosa, em Palmas. No local, também foi dado início a construção e adequação da nova sede.

Leia Também:   Semana começa com alerta de chuvas fortes no Tocantins; saiba detalhes

“A CIBS já se encontra nas instalações provisórias existentes no local da obra, estando os mergulhadores, guarda-vidas e demais integrantes da Companhia, em condições de pronto emprego, agora em um local estratégico e bem centralizado para os atendimentos, principalmente os aquáticos”, destacou o comandante.

O coronel Reginaldo Leandro da Silva também adiantou que outras obras não menos importantes, principalmente para o público interno, terão início esse ano, como o caso dos alojamentos do 1° BBM, ampliação da academia, e fazendo parte do novo complexo do Centro de Treinamento Operacional (CTO), a construção de uma piscina e uma casa de fumaça, onde os militares em formação e treinamentos diários, poderão simular operações de resgate aquático e combate aos incêndios urbanos.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana