Divulgação

Por conta do novo coronavírus, a atenção na hora ir ao supermercado deve ser redobrada. Além de higienizar as compras, é preciso ter cuidado ao adquirir os itens do mercado.

Como se comportar em lojas ou supermercados
Não é só na hora de higienizar as compras que a atenção deve ser redobrada, mas na hora de adquirir os itens também. Dentro do mercado, mantenha uma distância de 1,5 metros de cada cliente, e tome cuidado com carrinhos e cestinhas.

Por causa do coronavírus, muitos estabelecimentos já oferecem álcool para desinfetar esses itens, mas caso não tenha no lugar que você frequenta, garanta seu próprio álcool gel de bolso. Se esse também estiver em falta, preste atenção para não tocar os olhos, boca e nariz.

Entre cartão ou dinheiro para o pagamento, tanto faz. Ambos passam de mão e mão e tem contato com outras superfícies. Garanta a limpeza das mãos.

Quando chegar em casa, deixe os sapatos usados na entrada e, se possível, as roupas também – eles devem ser desinfetados com álcool ou sabão depois. Encaminhe as compras para um balcão para que a higienização seja feita antes de guardar os itens, e depois higienize também o balcão.

Lembre-se: se for possível escolher quem vai ao mercado, de preferência para pessoas fora da zona de risco, que são idosos e portadores de doenças respiratórias crônicas.

Como higienizar as compras de frutas, legumes e verduras
As frutas devem ser higienizadas antes de serem guardadas em seus devidos lugares. Elas podem, sim, serem lavadas da maneira mais comum: água, sabão e uma escovinha.

Mas, se você procura uma limpeza power, que mate de verdade todos as bactérias, a ideia pode ser uma solução de água filtrada e água sanitária. Em 1 litro do líquido filtrado, coloque uma colher de água sanitária e deixe as frutas mergulhadas por 10 a 15 minutos. Enxágue bem em água corrente e deixe secar.

Cuidado com itens mais delicados como morango, pêssego, alface… Nesse caso, a melhor opção continua sendo o sabão e a água com uma escovinha, porque a solução de água sanitária pode danificar os alimentos. Já para as bananas, não é necessário esse tipo de limpeza. Lave as mão depois de manuseá-las e depois de descascar, lave as mãos de novo antes de comer.

Itens com embalagem descartável
No caso de produtos que vem com uma embalagem exterior, por exemplo, chás de saquinhos e pasta de dente, descarte a embalagem que os envolve.

Se possível, como é o caso da pasta de dente, guarde ela separada e não esqueça de desinfetá-la antes de colocar no lugar. Álcool 70% ou mais pode ser o ideal para a limpeza. Lave as mãos e aplique o álcool com uma superfície descartável como papel. Depois de limpar o item, descarte o papel usado.

No caso de itens envoltos diretamente da embalagem: salgadinhos, bolachas, arroz, feijão… Se possível, abra a embalagem e deposite os grãos em outros compartimentos, como um potinho especial para o arroz e um especial para o feijão. No caso dos salgadinhos, que podem murchar fora da embalagem, faça a mesma solução de álcool usada em objetos como a pasta de dente.

Compras feitas em restaurantes entregas por delivery
Alguns apps como o iFood estão dando a opção de entrega sem contato físico, pela segurança do cliente e do trabalhador. Para sua segurança, a sacola e a embalagem da comida devem ser descartados e a comida passada para outro recipiente. Lave as mãos e desinfete também a superfície onde as embalagens foram colocadas com água e sabão ou álcool 70%.

No caso de outras encomendas, como livros, ou itens de uso pessoal, as maneiras de higienização continuam as mesmas.

As recomendações para higienizar as compras acontecem porque ainda não se sabe, exatamente, quanto tempo o vírus pode ficar em cada tipo de superfície. Dessa maneira, o melhor jeito de se garantir é fazendo a limpeza correta de cada um dos itens. Cuidado também com ambientes comuns a várias pessoas, como portarias de prédio e botões de elevador. A sua segurança garante também a segurança de outras pessoas que circulam pelos mesmos lugares.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui