Divulgação

Trabalhadores relatam que a Caixa Econômica Federal ainda não liberou, ao contrário do anunciado na semana passada, a opção para antecipar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em live transmitida na última quinta-feira (23/7), o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, disse que a nova linha de crédito estaria disponível a partir desta segunda-feira (27/7). Segundo ele, a opção para adiantar até três parcelas (ou seja, três anos) da modalidade poderia ser feita de forma digital, no mobile ou no internet banking, sem a necessidade de ir à uma agência.

“Nesse momento de pandemia, facilita para que os trabalhadores não precisem ir às agências”, afirmou Guimarães. No entanto, usuários relatam problemas ao tentarem aderir à linha de crédito. Nas redes sociais, internautas relatam que a opção “empréstimo saque-aniversário” apareceu no aplicativo do FGTS, porém como “serviço indisponível”. “Por favor, tente novamente mais tarde”, diz o app.

Para o vigilante Rogério Ferreira, de 40 anos, a opção para aderir à nova linha de crédito nem mesmo apareceu. Ele foi em uma agência do banco na Asa Norte, em Brasília (DF), mas não foi atendido. Segundo o vigilante, uma funcionária da Caixa o dispensou da fila, junto com outras 15 pessoas. A mulher teria dito que o banco ainda não tem essa opção disponível e que seria preciso aguardar.

O maior problema, na avaliação de Rogério, é que o governo está jogando a população contra o “matadouro” ao anunciar, de forma equivocada, que a opção estaria disponível já nesta segunda-feira. “Se o governo falou que estaria disponível hoje, mas não está, e no próprio sistema, que seria para ajudar, não tem a disponibilidade, o povo está indo para a Caixa simplesmente para se infectar”, disparou.

 

Como solicitar o crédito

Ao anunciar a nova linha de crédito, a Caixa Econômica informou que, para solicitar a opção, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário e informar a Caixa como instituição financeira.

Em seguida, o cliente deverá acessar o internet banking, clicar na opção “Crédito” e em seguida na opção “Antecipação saque-aniversário FGTS”.

“Será gerado um pré-contrato e o valor do saldo utilizado como base para o cálculo do crédito será bloqueado no FGTS, como garantia da operação”, disse a Caixa, em nota.

“Aqueles que ainda não forem clientes do banco poderão solicitar a antecipação do saque-Aniversário em qualquer agência da Caixa”, prosseguiu.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui