23 de abril de 2024 18:43

Cotidiano em destaque

Governo do Tocantins decide pagar indenização por insalubridade a profissionais de saúde que forem infectados por Covid-19

Publicado em

Governo do Tocantins decide pagar indenização por insalubridade a profissionais de saúde que forem infectados por Covid-19

O Governo do Tocantins decidiu pagar indenização por insalubridade aos servidores da saúde que forem afastados do trabalho por se contaminarem com Covid-19. Segundo o Estado, o pagamento é proibido por lei mas decidiu fazer os repasses por causa da pandemia de coronavírus.

O governo informou que, segundo a lei de cargos e carreiras da saúde, a indenização de insalubridade deve ser suspensa no caso de afastamento dos servidores. Só que o Estado recebeu um parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para manter o benefício.

“Que fique bem claro que não é que o Governo não quisesse pagar a insalubridade. Pelo contrário, apenas obedecemos a Lei do Plano de Cargos e Salários que é bem clara quanto a essa questão. No entanto, a gente entende todo o cenário atual, e por isso, consultamos a Procuradoria que prontamente viu toda a questão legal, se podia ou não ser paga, e deu o parecer que os servidores afastados podem sim receber insalubridade e é isso que vamos fazer”, explica o governador Mauro Carlesse (DEM), por meio da assessoria de comunicação.

Leia Também:   ''Só Jesus expulsa o Tranca Rua": frase de Ludmilla durante show gera polêmica e deputado entra com ação contra a cantora

Os servidores da área da saúde também estão recebendo uma indenização extraordinária que foi criada pelo Estado em junho. Esse benefício, conforme o próprio governo, também seria pago em caso de uma contaminação e afastamento do servidor.

Indenização paga

O Governo disse que já realizou o primeiro pagamento da indenização sancionada em Lei n° 3.705 de 22 de julho de 2020. O benefício é para todos os profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Foram pagos cerca de R$ 2,8 milhões para 1.432 servidores.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana