25 de abril de 2024 02:18

Cotidiano em destaque

Governo promove qualificação profissional para estudantes ingressarem no trade turístico do Tocantins

Publicado em

Governo promove qualificação profissional para estudantes ingressarem no trade turístico do Tocantins

Considerando o potencial turístico do Tocantins, especialmente da região do Jalapão, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) tem apostado na qualificação profissional e no incentivo ao empreendedorismo, com a oferta do Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio, no Colégio Estadual Odolfo Soares, localizado no município de Ponte Alta do Tocantins. Registrado no Ministério da Educação, a formação técnica tem validade nacional.

O curso começou a ser ofertado em 2009 e este ano teve sua quarta turma autorizada, possibilitando a qualificação de quase uma centena de jovens ao longo dos anos. “A Educação tem como propósito preparar os estudantes para que eles tenham condições de percorrer o caminho para o futuro que almejam, seja buscando um curso superior, o mercado de trabalho ou empreendendo. E os cursos técnicos integrados ao ensino médio fazem parte de uma das modalidades que trabalhamos e que geram essas possibilidades”, destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Leia Também:   Justiça adia audiência do julgamento de PMs suspeitos de matar cantor em Guaraí; relembre o caso

O Tocantins conta com outras 26 turmas de ensino médio técnicos. “A oferta é definida conforme a demanda de cada localidade e, desde 2019, temos feito importantes investimentos em materiais para a execução das atividades práticas e formativas. O Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio é um caso de sucesso que tem despertado o empreendedorismo entre os cursistas e que nasceu da necessidade de capacitar os jovens para atuarem no trade turístico do Tocantins”, explicou o gerente de Educação Profissional da Seduc, Josiel Gomes.

O professor, coordenador do curso e turismólogo, Fábio Oliveira de Farias, destacou que a capacitação técnica abriu novos horizontes para os moradores do município de Ponte Alta. “Tínhamos o potencial turístico, mas, antes do curso, o trabalho se concentrava basicamente no artesanato do capim dourado. Agora temos muitos jovens que empreenderam, abriram os seus negócios, e outros ingressaram nas empresas de turismo já existentes. Alguns deles estão morando em Palmas, que é o ponto de partida para todas as regiões do Tocantins, especialmente de quem vem de fora”, pontuou.

Leia Também:   Acidente de moto deixa homem morto após festa em Xambioá

 

Casos de Sucesso 

 Empreender, esse foi o caminho encontrado pelos gêmeos Warley Rodrigues Araújo e Walley Rodrigues Araújo, que finalizaram o curso técnico em Guia de Turismo em 2016. Na época da conclusão, eles já estavam com a empresa Gêmeos Tour em pleno funcionamento. A empresa aliou a experiência do pai dos gêmeos, que já trabalhava na área, com os conhecimentos técnicos adquiridos por eles no curso. “A Gêmeos Tour nasceu como uma empresa familiar e hoje somos cinco pessoas trabalhando. A partir do curso, profissionalizamos mais o nosso trabalho e ampliamos o nosso leque de atendimento ao público”, destacou o empresário Warley Rodrigues Araújo.

O guia de turismo Sandney Ayres Pereira, 19 anos, concluiu o curso na terceira turma, no ano passado, e ainda no tempo de estudante ingressou em uma empresa de turismo. “Em minha família, só tem um tio que trabalha nessa área, ele é dono de um restaurante. Fazendo o curso, pude conhecer o potencial turístico da nossa região, foi uma grande oportunidade de aprendizagem, que me levou a ingressar no mercado profissional, fazendo algo que me deixa muito realizado. Antes eu já tinha trabalhado em uma academia”, explicou.

Leia Também:   13º de aposentados e pensionistas começa a ser pago HOJE; confira o calendário

Izequiel Ribeiro da Silva também concluiu o curso na última turma e, juntamente com dois colegas, está com o processo de formalização para a abertura de uma empresa de turismo. “No final do curso, conversando com dois colegas, começamos a criar um projeto. O curso deu as bases para visualizarmos uma empresa sólida, com estratégias administrativas que pudessem alcançar o público. Já estamos com o processo em andamento junto aos órgãos reguladores”, esclareceu.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana