23 de abril de 2024 20:34

Cotidiano em destaque

Identidade nova! Documento emitido no TO passa por mudanças e trará informações mais completas sobre o cidadão; saiba o que mudou

Publicado em

Identidade nova! Documento emitido no TO passa por mudanças e trará informações mais completas sobre o cidadão; saiba o que mudou

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a carteira de identidade do Tocantins já está sendo emitida com um novo modelo. A nova versão promete ser mais completo, com informações importantes ao cidadão. De acordo com a SSP, o documento terá a opção de incluir o tipo sanguíneo, o nome social, o número do título de eleitor, da CNH e da carteira de trabalho.

O cidadão também pode optar por adicionar no documento o número do Cartão Nacional de Saúde, do certificado de serviço militar e informar se é portador de necessidades especiais.

Conforme o órgão, os municípios poderão celebrar um tempo de cooperação técnica e implantar os seus próprios núcleos de emissão de carteira de identidade e antecedentes criminais. Para isso, será aberto um edital de chamamento público.

O município que aderir ao edital, terá, junto com o posto de emissão de documento, um núcleo da Polícia Civil para registro de boletim de ocorrências de crime de menor potencial ofensivo, que são as contravenções penais e os crimes cuja pena máxima não passa de dois anos.

Atualmente, poucos municípios possuem esses núcleos. A medida evitará que o cidadão tenha que percorrer longas distâncias para ter acesso aos serviços.

“Até 2018, eram 20 postos de atendimento em todo o estado para emitir a carteira de identidade. De 2019 até hoje, são 35 postos. A gente tem avançado, mas 35 ainda é muito pouco porque a gente 139 municípios. A parceria já começa a ser implementada, e a gente com esse edital, pretende alcançar os 139 municípios para que todo cidadão consiga emitir a carteira de identidade sem sair do seu município”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio.

Leia Também:   Vídeo mostra menino que morreu após ser agredido por alunos em escola de SP chorando e reclamando de dor; ASSISTA

O secretário lembrou ainda que a primeira via do documento é emitida sem qualquer custo. A segunda via é cobrada uma taxa.

O presidente do Detran Cláudio Alex Vieira, que também participou da live, disse que o órgão já tem parceria com a SSP, na disponibilização de espaço e servidores. Nesse projeto, haverá cessão de equipamentos para auxiliar na composição dos núcleos em cidades do interior.

“Nós temos equipamentos que podem ser usados pela SSP. Foi feito uma cessão do patrimônio. A secretaria vai redistribuir em cada instituto de identificação. É ação importante, onde leva cidadania a cada popular”.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana