29 de março de 2024 11:10

Cotidiano em destaque

INSS facilita atualização de cadastro para trabalhadores que querem se aposentar; veja aqui

Publicado em

INSS facilita atualização de cadastro para trabalhadores que querem se aposentar; veja aqui

Os trabalhadores que buscam se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas encontram dificuldades em atualizar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), terão mais facilidade para conseguir a renda previdenciária. Isso porque, neste mês, o instituto deixou de exigir a documentação original para atualizar o cadastro.

A partir de agora, será aceito cópias simples de documentos para dar andamento na análise de solicitações de benefícios. Isso facilita o cálculo e concessão da renda previdenciária, uma vez que não será necessário apresentar as cópias autenticadas.

Com a medida, o INSS pretende reduzir a fila de 771 mil requerimentos para cumprir exigências do instituto. Além disso, as pendências poderão ser resolvidas sem que haja a necessidade do segurado se deslocar até uma das agências do INSS, que começaram a reabertura gradual na última semana.

Leia Também:   Pagamento em dobro e folga: Saiba quais são os direitos de quem vai trabalhar durante a Sexta-feira Santa

Problemas cadastrais

O segurado pode ter problemas com o cálculo ou concessão do seu benefício quando há algum erro no CNIS. Para verificar se há alguma inconsistência nas informações cadastrais, o interessado pode consultar o “Extrato de Contribuição CNIS” pelo Meu INSS, basta digitar login e senha.

Se houver algum erro, o segurado poderá fazer a retificação pelo próprio aplicativo. Para isso, será necessário enviar cópias legíveis de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, entre outras.

Antes, para fazer essa atualização, era necessário apresentar cópias originais, mas agora serão aceitas cópias simples. A dispensa vale para para requerimentos em andamento, em qualquer fase da análise de reconhecimento e manutenção de direito.

Leia Também:   Restrições de raça: Saiba porque alguns cachorros como o Pitbull e Fila Brasileiro são proibidos em vários países

No entanto, nos processos em que há apuração de irregularidade em relação às informações nos documentos, o INSS poderá exigir os comprovantes originais para verificar a autenticidade e integridade dos documentos.

Passo a passo para atualizar o CNIS

Primeiro, acesse o portal Meu INSS e faça o login. Em seguida, escolha a opção “Agendamentos/requerimentos” e clique em “Novo requerimento”. No campo “Pesquisar”, digite a palavras “Dados” e selecione o serviço desejado.

Posteriormente, clique em “Novo requerimento” e digite no campo “Pesquisar” a palavra “Atualização”. Por fim, acompanhe o andamento pelo Meu INSS na opção “Agendamentos/requerimentos”.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana