Conseguir uma vaga de estágio é o objetivo de muitos estudantes. Mas esse objetivo se tornou ainda mais difícil após a pandemia do novo coronavírus, que ocasionou o fechamento de muitas empresas e impôs restrições para o distanciamento social. Só para se ter uma ideia, em abril houve uma queda de 29% no número de contratações.

Este ano, foram 104 estagiários contratados no estado e no mesmo período do ano passado, foram 147. O levantamento realizado pelo IEL também mostra que a quantidade de processos seletivos abertos despencou. Nesta quarta-feira, havia cinco vagas disponíveis no Tocantins. Normalmente, eram 15 vagas todos os dias.

Além disso, outras 60 vagas seguem suspensas, desde que passaram a valera as restrições de funcionamento em vários setores da economia.

Estudante do 5º período de arquitetura, o João Vilanova está em busca de um estágio para poder entrar no mercado de trabalho e aprender mais sobre a profissão. Com as aulas paradas, ele tem estudado em casa. O objetivo era terminar o semestre trabalhando, mas a pandemia dificultou o cumprimento dessa meta.

“A busca por estágio já vinha sendo bastante difícil, não só para mim, mas como para outras pessoas. Tenho muitos colegas que estão em busca de estágio há muito tempo e não conseguem”.

A tendência é de que essas vagas voltem a ser disponibilizadas de forma gradativa. “Nossos clientes tiveram receio no início, mas hoje, a gente já verificou que o aumento é de planejamento para abertura de novas vagas em meio ao retorno gradual das atividades das empresas”,

A realidade do mercado é um sinal de alerta para quem já tem um estágio. Segundo o IEL, 2,5% desse tipo de contrato foram cancelados por causa da pandemia.

É por isso, que a Amanda Noleto, que está no 9º período de direito e faz estágio há sete meses em um escritório de advocacia, está fazendo o melhor. A empresa adotou o home office e ela está se esforçando para manter a produtividade.

“Esse também é um momento bastante complicado para as empresas e da mesma forma, elas não estão imunes. Logo, o estagiário que é proativo, resoluto, objetivo e desenvolve a capacidade de resolver os problemas, com certeza terá um destaque especial”.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui