Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas nesta quarta-feira (08/07), em entrevista coletiva para a imprensa às 17h. A coletiva sera conduzida pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, responsável pela prova.

O MEC segue sem ministro. Desde a saída de Abraham Weintraub, em 18 de junho, e a queda de Carlos Alberto Decotelli, em 30 de junho, nenhum outro sucessor foi nomeado para o comando da pasta.

O anúncio ocorre uma semana após o MEC divulgar o resultado da enquete com candidatos, em que 50% dos participantes afirmaram preferir a prova em maio de 2021.

Apesar da preferência dos estudantes, foi necessária uma articulação com as secretarias estaduais de educação e as universidades porque a nota no Enem é usada como critério de acesso a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além disso, o Enem também é critério de seleção para programas de acesso ao ensino superior privado, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos, e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que ajuda a financiar o pagamento de mensalidades.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui