29 de março de 2024 12:04

Cotidiano em destaque

Palmas e algumas cidades do Tocantins têm queda de temperatura durante a madrugada; saiba porquê

Publicado em

Palmas e algumas cidades do Tocantins têm queda de temperatura durante a madrugada; saiba porquê

A temperatura durante a madrugada tem caído nas últimas semanas em praticamente todas as regiões do estado. Em Palmas, nesta quarta-feira (15), a mínima chegou aos 19.1°C. Para quem está acostumado a enfrentar os 40 graus durante o dia, essa queda na temperatura é suficiente para dormir bem embrulhado.

O professor José Luiz Cabral, coordenador do Núcleo de Meteorologia da Unitins, explica que nas regiões ao sul do estado as temperaturas mínimas são menores, assim como na região do Parque Estadual do Jalapão.

“O que explica isso: primeiro porque o sol se desloca para o hemisfério norte e há um resfriamento do hemisfério sul, tanto é que se torna o inverno do hemisfério sul. Outra explicação para temperaturas tão baixas são as noites claras sem nuvens. As nuvens são reguladoras de temperatura e quando a gente não tem essa cobertura tão densa nas madrugadas há uma perda radioativa muito maior”, afirmou.

Leia Também:   Pé-de-Meia: mais de 19 mil estudantes do Tocantins receberão o incentivo mensal de R$ 200; veja quem tem direito

O estado chegou a registrar uma mínima de 13.4°C nas últimas semanas. Nesta última madrugada a menor temperatura foi registrada em Araguaçu, na região sul do estado, onde os moradores puderam aproveitar 14.6°C.

Na maior parte do estado a temperatura variou entre 16 e 17 graus. A máxima foi de 21.5°C na região de Araguaína, no norte do estado.

“A nossa região é caracterizada pela amplitude térmica. As temperaturas máximas chegam a 34 a 35 graus e as mínimas nesse patamar de 20 graus. Tem uma amplitude térmica de 15 graus e do ponto de vista biológico o indivíduo sente essa mudança brusca de temperatura no mesmo dia”, comentou o especialista.

Fonte: G1 Tocantins.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana