20 de abril de 2024 01:11


Cotidiano em destaque

Polícia Civil do Tocantins faz alerta sobre golpes sendo aplicados em nome da Delegacia Virtual para roubo de dados

Publicado em

Polícia Civil do Tocantins faz alerta sobre golpes sendo aplicados em nome da Delegacia Virtual para roubo de dados

A Polícia Civil do Tocantins alerta, à população, que a Delegacia Virtual não envia e-mail para comunicar qualquer tipo de denúncia. Trata-se de um golpe cibernético para captura de dados do internauta. O único procedimento realizado pela Delegacia Virtual é a validação do Boletim de Ocorrência (B.O) pela pessoa que registrou seu B.O virtualmente. Conforme o supervisor das Centrais de Atendimento e da Delegacia Virtual, delegado Israel Andrade, a pessoa recebe, no e-mail por ela cadastrado, um número de protocolo com o qual poderá acessar o B.O. Não há nenhum outro tipo de solicitação para o usuário.

No golpe que está sendo aplicado, a pessoa recebe um e-mail como se fosse da Delegacia Virtual, no qual é solicitada a confirmação de um boletim de ocorrência e informa que há uma denúncia virtual em seu nome e no seu CPF. Conforme orienta o delegado adjunto da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), Claudemir Luiz Ferreira, jamais clique no link disponibilizado neste tipo de e-mail.

Leia Também:   Polícia prende dupla por sequestro, tráfico de drogas, roubo e organização criminosa, em Palmas

O delegado explica que, ao clicar no link, o usuário será direcionado a ambiente virtual controlado por criminosos que objetivam a captura de dados para cometimento de crimes. São dados como o CPF, informações de contas bancárias e senhas. Neste tipo de golpe, há também a possibilidade de, ao clicar no link, o usuário ter o seu equipamento invadido por um vírus espião.

Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, não abra e-mails, cujos destinatários não conheça; instale um bom antivírus em seu equipamento e faça varreduras periódicas para detectar a presença de vírus. Caso aconteça de ser vítima desse tipo de golpe, procure a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa e registre um boletim de ocorrência. Em Palmas, a população pode procurar a Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).

Leia Também:   Sorofobia: entenda a polêmica envolvendo Regina Volpato e a discussão sobre o tema

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana