Divulgação
Por Kelley Magalhães|

Em 2014, o mês de setembro foi escolhido para ser mês de combate ao suicídio. Oficialmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A campanha tem como objetivo prevenir e reduzir os índices de suicídio no Brasil. O país atualmente ocupa o quarto lugar no ranking de causas de mortes mais comuns entre os jovens. Só no Brasil, 32 pessoas morrem por dia tirando a própria vida, segundo a OMS.

Entre as principais causas estão a depressão, bipolaridade, esquizofrenia e dependência química. Na maioria das vezes, os pacientes não sabem que tem a doença e na falta de tratamento, encerram a própria vida. Além disso, o suicídio também acaba sendo uma saída para pessoas que sofrem discriminação. Como homossexuais, transgêneros, imigrantes e até mesmo o bullying na escola.

Onde buscar apoio

Além de psiquiatras e terapeutas, o CVV-Centro de Valorização a Vida pode ajudar. O telefone é 188. Em Palmas, 20 pessoas estão recebendo telefonemas, ainda é possível receber ajuda por Whatsapp onde equipes do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) fazem o atendimento para pessoas com casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui