23 de abril de 2024 08:59

Cotidiano em destaque

Tocantinense consegue registrar momento em que cometa Neowise passa pelo Brasil

Publicado em

Tocantinense consegue registrar momento em que cometa Neowise passa pelo Brasil

O fotógrafo tocantinense Lucas Vilanova, de 26 anos, conseguiu registrar a passagem do cometa Neowise pelo Brasil na noite desta quinta-feira (23). As fotos foram tiradas em Cristalândia, na região central do estado.

Lucas Vilanova é servidor público e tem a fotografia como um hobby. Apaixonado por fotografar a natureza, ele passou a se interessar por fotografar o céu noturno após investir em uma câmera. Hoje ele mantém uma rede social onde divulga seu trabalho.

“Consegui fotografar a via láctea, as estrelas. São imagens que a olho nu você não consegue ver muito bem, como é o caso do cometa. A fotografia despertou esse lado astronômico, vamos dizer assim. De lá para cá passei a fotografar a natureza e o céu noturno, que é um espetáculo à parte”, comentou o jovem.

Leia Também:   Justiça adia audiência do julgamento de PMs suspeitos de matar cantor em Guaraí; relembre o caso

Apesar de estar em uma cidade no interior do estado, onde a poluição luminosa é menor, conseguir uma foto nítida da passagem do cometa não foi tarefa fácil. Lucas Vilanova conta que demorou cerca de 30 minutos e precisou tirar várias fotos para conseguir localizar o corpo celeste.

“Foi bem difícil porque no Hemisfério Norte, onde ele apareceu primeiro, estava bem visível, mas aqui para o Sul não estava. Foi bem difícil. Depois que achei, eu tirei várias fotos até conseguir tirar uma foto mais nítida dele”, disse.

O cometa

Os cometas são corpos formados por gelo, rochas e materiais orgânicos, e vêm dos confins do sistema solar: o cinturão de Kuiper, ou talvez ainda mais longe, da nuvem de Oort, que são ambas concentrações de pequenos corpos celestes.

O Neowise é um dos poucos cometas do século XXI que podem ser vistos a olho nu, segundo a Nasa. Há registros de sua passagem em diferentes países do hemisfério norte. Ele deve se chegar ao ponto mais próximo da Terra em 23 de julho.

Tocantinense consegue registrar momento em que cometa Neowise passa pelo Brasil

Foto: Arquivo pessoal

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana