Por Ramon Macedo

Hoje segunda-feira, 16, a semana começa com mudanças na rotina de milhares de tocantinenses que foram impactados pelos efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19). O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, aponta que 10 casos suspeitos são monitorados no Tocantins. Em meio ao receio de propagação da doença, muitos gestores públicos tomaram medidas de prevenção. O Sou de Palmas fez um resumo. Confira.

AULAS SUSPENSAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO

Em decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira, 13, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou a suspensão, pelo período de 16 a 20 de março de 2020, de todas as atividades educacionais nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino e na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

De acordo com o documento assinado pelo Governador, a suspensão pode ser prorrogada se houver comprovação da necessidade e da conveniência, segundo os próximos boletins oficiais emitidos pelos órgãos de saúde do país e deste Estado, bem como pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

EVENTOS E AULAS SUSPENSAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PALMAS

A prefeita Cinthia Ribeiro decretou no último sábado, 14, situação de emergência em saúde pública no Município de Palmas, em resposta às medidas de enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

O Decreto, publicado no Diário Oficial do Município, estabelece que a partir de sábado, 14, ficam suspensos os eventos em locais de concentração de massa, inclusive àqueles já autorizados pelo Município. A medida também suspende as aulas na rede pública municipal e as atividades do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas, as aulas e apresentações da Orquestra e Coral Jovem da Guarda Metropolitana, medidas que podem ser reavaliadas a qualquer momento.

SUSPENSÃO DAS AULAS NA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE GUARAÍ

A Prefeitura de Guaraí decreta a suspensão das aulas na Rede Municipal de Educação, por cinco dias, a partir desta segunda-feira, (16) em todas as 8 unidades educacionais do município.

A decisão é com base no Decreto estadual e as medidas para enfrentamento da Covid-19, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter decretado a pandemia de coronavírus.

Dependendo do controle da situação, ao decorrer desta semana, a Prefeitura de Guaraí vai decidir entre a continuidade ou retorno das atividades escolares para o dia 23 de março.

SUSPENSÃO DAS AULAS NA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE MIRACEMA

Em decreto que será publicado no Diário oficial da Prefeitura de Miracema do Tocantins, na segunda-feira, 16, o prefeito Saulo Milhomem, em cumprimento a uma orientação do Governo do Tocantins, determinará também a suspensão, por igual período decretado pelo Governador, Mauro Carlesse, de 16 a 20 de março de 2020, de todas as atividades educacionais nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino.

ADIADA SEMANA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS E CANCELADA PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR

Por conta do Decreto do Governador Mauro Carlesse que suspende as aulas na rede estadual, o Procon Tocantins em atenção à garantia da ordem pública, do bem-estar social e pela saúde da população informa que a Semana de Renegociação de Dívidas que estava prevista para iniciar nesta segunda-feira, 16, nos municípios de Araguaína e Gurupi, será adiada. A medida se faz necessária devido o avanço do coronavírus.

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DO PARQUE DA PESSOA IDOSA FRANCISCO XAVIER DE OLIVEIRA, EM PALMAS

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), responsável pelo funcionamento do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, atenta à declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de estado de Pandemia do vírus Covid-19 (Coronavírus), considerando a gravidade do momento e, obedecendo às recomendações do Ministério da Saúde, optou por determinar a suspensão temporária das atividades do Parque, visto que o local atende idosos, grupo tido pela OMS como uma das parcelas mais vulneráveis, juntamente com as crianças.

Desta forma, ficam suspensas todas as atividades realizadas no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, pelo período de 15 a 29 de março de 2020 (15 dias).

VISITAS NAS UNIDADES PRISIONAIS SUSPENSAS

A Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen-TO), informa que tendo em vista a garantia do direito à saúde dos custodiados, e ainda dos agentes de execução penal e servidores do Sistema, estão suspensas as visitas às unidades. A medida se faz necessária como prevenção diante do aumento no número de registros de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) no País. A decisão foi tomada considerando a instalação do Comitê de Crise contra o Coronavirus, criado na sexta-feira, 13.

A Seciju esclarece ainda que tais medidas estão sendo adotadas com base na Portaria nº 231, de 14 de março de 2020, que visa prevenir possíveis situações adversas ligadas à saúde de apenados e servidores do Sistema. O documento também prevê a suspensão das transferências estaduais e interestaduais de presos, salvo as devidamente autorizadas previamente pelo Sispen-TO.

SUSPENSOS OS ATENDIMENTOS E REUNIÕES DOS GRUPOS DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, EM PALMAS

Atendendo à determinação do Decreto Municipal N° 1856 de 14 de março de 2020, publicado pela prefeita Cinthia Ribeiro, e seguindo as orientações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) informa que estão suspensos os atendimentos e reuniões dos grupos de Fortalecimento de Vínculos que são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas.

Tal medida visa somente a preservação da saúde e integridade dos usuários que compõem esses grupos, formados por idosos, adolescentes e crianças.

SHOW DO CANTOR GUSTTAVO LIMA EM PALMAS É ADIADO

A organização do Embaixador in Palmas com o cantor Gusttavo Lima, que seria realizado na Capital na próxima quarta-feira, 18, decidiu pelo adiamento do evento por conta do Decreto Municipal que suspendeu os eventos em locais de concentração de massa, inclusive àqueles já autorizados pelo Município devido ao coronavírus.

IGREJA SUSPENDE ATIVIDADES COLETIVAS

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, anunciou que suspendeu temporariamente as atividades coletivas (reuniões) por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A Igreja tem abrangência mundial e possui cerca de 13 milhões de membros.

No Tocantins são 11 unidades, sendo 6 em Palmas e outras 5 divididas nos municípios de Miracema, Gurupi, Paraíso do Tocantins e em Porto Nacional que possui uma no setor Aeroporto e outra no distrito de Luzimangues.

Em entrevista ao Sou de Palmas neste domingo (15), a Diretora de Assuntos Públicos da Estaca Palmas, Camila Negre Duarte, disse que a medida de suspender as reuniões nas capelas tem como objetivo evitar aglomerações de pessoas nesse período pandêmico do novo coronavírus.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui