Reprodução/Sou de Palmas

Um grupo de macacos sagui surpreendeu moradores da quadra 603 sul, no Plano Diretor de Palmas, na tarde desta quinta-feira (6). No vídeo gravado por Marcos Milhomens, um morador da região, quatro macacos aparecem comendo mangas em cima de um muro. O vídeo foi gravado por volta das 14 horas ao lado de um posto de combustível da quadra. (Veja o vídeo abaixo)

De acordo com Milhomens, esse bichinhos aparecem com frequência pela quadra para procurar comida que as pessoas deixam ao redor. Depois de pegarem o que puderem eles atravessam a rua através do fios de energia, entram em um lote vazio que tem várias árvores e “desaparecem”.

Os moradores da região já estão acostumados com a conviver com os saguis e sempre oferecem bolos e frutas para os vizinhos “diferenciados” e não há relatos de alguém tentar prendê-los.

Curiosidades sobre os saguis:

  • Têm hábitos diurnos e são muito dependentes das árvores. Sua dieta, na verdade, gira em torno delas. Os saguis comem frutas, flores e também o néctar, a seiva e até os insetos que povoam suas árvores.
  • Normalmente eles vivem em grupos familiares, de seis exemplares. Estão entre os poucos primatas que têm nascimentos gêmeos frequentes.
  • Todos os saguis se comunicam por sons. Esses primatas emitem gritos muito poderosos que viajam pela selva e até possuem uma espécie de sintaxe primitiva. Eles também se comunicam através de odores, deixando seus feromônios nas árvores ao esfregar nelas suas diferentes glândulas.

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui