Divulgação

Já está disponível para os clientes da Caixa Econômica Federal (CEF), a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O banco lançou essa linha de crédito nesta quinta-feira (23/7) e promete liberar os empréstimos a partir da próxima segunda-feira (27/7).

A possibilidade de tomar emprestado os recursos que serão liberados anualmente pelo saque-aniversário já havia sido autorizada pelo Conselho Curador do FGTS, mas ainda não estava sendo oferecida pelos bancos.

“Somos a primeira instituição a lançar esse produto”, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães. “A adesão começa a partir de agora e a liberação do dinheiro começa a partir de segunda-feira”, acrescentou.

Segundo Guimarães, o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário do FGTS poderá antecipar até três parcelas desse saque por meio de crédito. O empréstimo, contudo, deve ser de no mínimo R$ 2 mil e terá uma taxa de juros fixa de 0,99% ao mês. “É uma taxa muito inferior às taxas de CDCs normais e à grande maioria de taxas do crédito consignado”, destacou o executivo.

Segundo a Caixa, que é a operadora do FGTS, 6,1 milhões de trabalhadores já aderiram ao saque-aniversário. E 3,1 milhões desses trabalhadores são clientes da Caixa. Por isso, o banco espera liberar cerca de R$ 5 bilhões de crédito por meio dessa linha de antecipação dos saques.

“Nossa expectativa é que mais de 1 milhão de clientes façam essa adesão”, explicou Guimarães, dizendo que cerca de 100 mil trabalhadores já pediram a antecipação do saque-aniversário antes mesmo de a Caixa lançar essa linha de crédito.

Guimarães destacou ainda que todos os empréstimos serão feitos de forma digital, pelo internet e pelo mobile banking da Caixa ou pelo aplicativo e pelo site do FGTS. “De maneira rápida, objetiva e simples. […] Nesse momento de pandemia, facilita para que os trabalhadores não tenham que ir às agências”, afirmou.

Como contratar

O trabalhador que tem contas no FGTS pode visualizar os valores disponíveis para o saque-aniversário no aplicativo e no site do FGTS ou no internet banking da Caixa.

Por esses canais, também é possível aderir a essa modalidade de saque, que será liberada anualmente no mês de nascimento do trabalhador; e ainda solicitar a antecipação desses valores por meio de um empréstimo bancário. A antecipação também poderá ser feita por outros bancos, quando as demais instituições financeiras aderirem a essa linha de crédito.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui