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Imposto de Renda 2020: Último lote de restituição do imposto é liberado pela Receita Federal
Nesta quarta-feira (30/8), a Receita Federal começa pagar o quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano. O último lote poderá ser consultado pelo contribuinte através da página da Receita na internet.
De acordo com dados da Receita Federal, esse quinto lote de restituição inclui 3,2 milhões de contribuintes, totalizando o valor de R$ 4,3 bilhões.
Do valor, R$ 226,3 mil referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, dos quais 7.761 idosos acima de 80 anos, 44.982 brasileiros entre 60 e 79 anos, 4.685 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 21.303 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Foram contemplados ainda 3,1 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração, sem pendências ou incorreções, até o dia 16 de setembro deste ano.
Como consultar
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal, ou ligar para o Receitafone, no número 146.
Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a declaração retificadora.
A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
Com ele, será possível consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Período de resgate
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o cidadão não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte pode entrar em contato com qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
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