25 de abril de 2024 07:01

Educação

Cronograma de aplicação do Encceja 2020 é divulgado pelo Inep; Prova será realizada no dia 25 de abri de 2021

Publicado em

Cronograma de aplicação do Encceja 2020 é divulgado pelo Inep; Prova será realizada no dia 25 de abri de 2021

Nesta quinta-feira (26), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2020.

Por causa da pandemia do coronavírus, as inscrições para o Encceja 2020 poderão ser feitas entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021, de forma gratuita, pela internet, e as provas serão aplicadas no dia 25 de abril de 2021, um domingo.

O cronograma completo pode ser acessado na página do Inep. Quem faltou às provas para as quais se inscreveu em 2019 e quiser fazer o Encceja em 2020 têm do dia 14 ao dia 20 de dezembro de 2020 para justificar a ausência.

Leia Também:   Pagamento da segunda parcela do Pé-de-Meia começa para estudantes do ensino médio; saiba quem recebe

Os faltantes que não justificarem ou tiverem a justificativa negada terão que pagar uma taxa de R$ 40. Os participantes poderão fazer as provas em todos os estados e no Distrito Federal.

No Tocantins, as provas serão realizadas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e desejam obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Para o ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, no caso, 25 de abril de 2021. Para o ensino médio, 18 anos.

Leia Também:   Tocantins celebra um ano de avanços com o PROFE; saiba mais

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Materiais

O Inep também disponibilizou material pedagógico para o candidato e professores (orientações), enfatizando os conhecimentos do Ensino Fundamental e Médio. O referido material está disponível em dois links distintos: Link 01 e Link 02.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana