28 de março de 2024 15:38

Educação

‘Uma Decepção’: Candidatos do TO relatam problemas enfrentados no primeiro dia de provas do Enem digital

Publicado em

'Uma Decepção': Candidatos do TO relatam problemas enfrentados no primeiro dia de provas do Enem digital

Na tarde deste domingo (31), os candidatos inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital relataram problemas com as provas em pelo menos três locais de aplicação em Palmas. As reclamações são de problemas técnicos que impediam o acesso ao sistema de avaliação, muitos estudantes foram dispensados e não conseguiram responder as questões.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o balanço do Enem seria divulgado na noite deste domingo (31).

Ele conta que chegou a receber a folha de redação e preencher a lista de presença, mas na hora começar a prova o sistema não funcionou. “Foi distribuído o material, a folha de redação. Assinamos, preenchemos, no entanto o sistema não subia para acessar a tela para realização das provas. A coordenação avisou e o fiscal de sala para aguardar mais 20 minutos para ver se o sistema voltava”, contou.

Segundo o engenheiro, o sistema começou a voltar no meio da tarde, mas não para todos os candidatos. “Por volta de 15h20, quando já tinha sido feito parte da ata da sala, relatando tudo que tinha acontecido, foi avisado que o sistema talvez voltaria. Só que a maioria das telas não voltou e as que voltaram ficou oscilando. Nos casos que as telas ficaram instáveis ou que não apareceram foi instruído para que pudéssemos fazer o boletim de ocorrência e saíssemos da sala.”

Leia Também:   Estudantes do ensino médio recebem primeira parcela do Programa Pé-de-Meia; saiba como o pagamento será feito

De acordo com informações, em dois locais de provas houve bastante atraso, mas os candidatos conseguiram acessar o sistema. A informação é de que o tempo de prova seria estendido para os que foram prejudicados. No terceiro local, todos os candidatos teriam sido dispensados.

No Tocantins, 968 candidatos optaram pelo Enem Digital, distribuídos em 10 locais de provas, apenas na capital. Em todo o país foram 96.086 inscritos, com aplicação em 104 cidades brasileiras.

“A prova digital, embora a redação seja manuscrita, ela vai dar uma flexibilidade para que a gente possa evitar gastos que nós temos com logística, com a impressão da prova em papel. Quem sabe logo, logo, em um futuro próximo nos teremos as provas nesse modelo digital”, afirmou.

Neste domingo (31) foram aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo dia 7 de fevereiro serão as avaliações de matemática e ciências da natureza. Nesse modelo, a avaliação é feita nos laboratórios de informática.

A versão impressa do Enem 2020 foi realizada em 17 e 24 de janeiro.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana