25 de abril de 2024 10:02

Mundo

MUNDO / Termina votação na Argentina; projeções dão vantagem a Alberto Fernández em relação ao candidato à reeleição Mauricio Macri

Publicado em

MUNDO / Termina votação na Argentina; projeções dão vantagem a Alberto Fernández em relação ao candidato à reeleição Mauricio Macri

A votação nas eleições gerais da Argentina foi encerrada às 18h deste domingo (27).

Projeção de tendências divulgada pela rede local Todonoticias aponta que o peronista Alberto Fernández tem vantagem em todo o país. De acordo com a emissora, ele teria cerca de 50% dos votos, contra cerca de 36% de Mauricio Macri, o que significa que o peronista pode vencer já no primeiro turno, frustrando a esperança de reeleição do liberal Mauricio Macri.

Os primeiros dados oficiais são esperados para as 21h.

Pelas regras eleitorais do país, o primeiro colocado será eleito se tiver 45% dos votos ou, então, 40%, desde que tenha 10 pontos percentuais a mais que o segundo colocado.

Houve um comparecimento superior a 80%, segundo o governo.

Já antes da divulgação da projeção na televisão, Macri pediu cautela com esse tipo de dado.

“É preciso esperar até as 21h com a maior tranquilidade possível. Atualmente se está sempre mais ansioso, mas precisa esperar até a noite. A boca-de-urna não tem rigor científico e não pode ser levada em consideração. Espere até as 21h e, se o resultado for uniforme, é preciso esperar muito mais “, insistiu Macri.

Crise

Os argentinos escolhem o próximo governo que tem o desafio de superar a grave crise econômica em que seu país se encontra atualmente. Já desde agosto estava claro que o presidente atual, Mauricio Macri, que tenta tenta a reeleição, teria dificuldade de reverter o resultado das primárias de 11 de agosto, em que ficou em segundo com 32,93% dos votos, a quase 17 pontos do adversário Alberto Fernández (49,49%).

Fernández nunca concorreu a um cargo majoritário. Ele é um dirigente peronista, a principal corrente política do país e foi escolhido pela ex-presidente Cristina Kirchner para liderar a chapa –ela será sua vice se o resultado da boca-de-urna se confirmar.

A diferença a favor do peronista foi aumentando em relação aos resultados das primárias, de acordo com as pesquisas.

Os dois votaram na manhã deste domingo. “Acho que vai ter mais participação do que nunca, pelo menos em várias décadas”, disse Macri. “É um dia de alegria. Cada vez que se vota reafirmamos nossa vocação democrática”, comentou Fernández.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana