19 de abril de 2024 06:18

Tecnologia

Teve a conta Google cancelada? saiba o que fazer

Publicado em

Teve a conta Google cancelada? saiba o que fazer

Tive minha conta Google cancelada sem aviso prévio. Disseram que eu violei gravemente as regras de uso do app. Mas não utilizei de forma errônea. Já enviei mais de 15 e-mails, pesquisei telefones e até o momento nada de resposta. Os usuários deveriam ser informados do procedimento antes para que ele pudesse cuidar de suas fotos, vídeos, etc. E o pior, todos os meus contatos sumiram.

O que fazer? Isso não cabe uma ação contra a Google? – Valmer Bruno

Valmer, o Google disponibiliza uma página de ajuda com algumas orientações para:

Solicitar que a conta seja restaurada (pedir revisão do cancelamento)

Download de dados da conta desativada, o que pode ajudá-lo a obter seus contatos, fotos e vídeos.

Em alguns casos, o Google avisa, sim, sobre violações com antecedência. Mas isso depende do tipo de violação que foi encontrada em sua conta. Se for algo muito grave, ela pode ser encerrada sem aviso prévio.

Vale dizer que, em alguns casos, a atividade ilícita na sua conta pode não ter sido realizada por você, mas sim por hackers que obtiveram sua senha e utilizam seu e-mail para enviar spam ou armazenaram arquivos ilegais (incluindo vírus) em seu espaço do Google Drive.

Mas isso não significa que pode ser descartada a possibilidade de um equívoco por parte do Google. Este blog já alertou sobre o risco de arbitrariedades e que é quase impossível conseguir conversar com alguma pessoa de verdade no Google para reclamar sobre esse tipo de erro. Muitas das decisões do Google para cancelar contas, remover aplicativos da Play Store ou derrubar vídeos no YouTube são feitas por sistemas automatizados. A revisão humana só ocorre quando há reclamações.

Leia Também:   Concurso público da Aleto registra taxa de abstenção geral de 30%; saiba quando os gabaritos serão divulgados

De maneira geral, a infraestrutura de atendimento ao consumidor em empresas de internet como Google e Facebook é uma catástrofe. A Microsoft, que é mais antiga e tem raízes como empresa de software e não de serviços, se sai muito melhor nesse quesito — é muitas vezes possível conseguir atendimento por chat ou até telefone com pessoas de verdade.

Você pode consultar um advogado e verificar a possibilidade de entrar com uma ação contra o Google por quebra de contrato, caso acredite que não tenha violado nenhuma das políticas da empresa. Caso não tenha como contratar um advogado, você também pode procurar a Defensora Pública ou um Núcleo de Prática Jurídica para obter auxílio gratuito com o seu caso.

 

Nome da rede com número da casa

Tenho um equipamento da NET e troquei a senha alguns dias atrás, aí aparece o número da minha casa e escrito “Ethernet”. Gostaria de saber se isto compromete minha privacidade, pois tenho duas redes: 2G e 5G – Honório Araul

Leia Também:   Concurso público da Aleto registra taxa de abstenção geral de 30%; saiba quando os gabaritos serão divulgados

Honório, se entendi corretamente, você possui um roteador de internet e de Wi-Fi. Esse roteador tem suporte a redes Wi-Fi de 2.4 Ghz e de 5 Ghz. Porém, o seu computador está ligado a esse roteador por cabo de rede, não Wi-Fi.

Já o nome da rede que aparece no Windows, por exemplo, é muitas vezes o mesmo nome (o “SSID”) da sua rede Wi-Fi. Se você colocou o nome da sua rede Wi-Fi com o número da sua casa, o Windows pode exibir esse mesmo nome de rede e “Ethernet” para indicar que está conectado via cabo.

 

Feita essa explicação, não é recomendado que você coloque um nome de rede associado ao seu endereço. Não existe nenhuma vantagem para você colocar um nome de rede que revele que a rede é sua.

 

Invente um nome. Não utilize nomes de pessoas, profissão ou residência. Em vez disso, prefira um nome de um personagem de filme, uma mescla de nomes de artistas musicais ou autores de livros e assim por diante.

 

Veja um exemplo: digamos que alguém queira roubar a sua casa. Sabendo que sua rede tem o número da sua residência, o possível ladrão pode cortar a energia para facilitar o roubo e, vendo que sua rede Wi-Fi sumiu, ter a confirmação de que a eletricidade foi mesmo cortada.

Leia Também:   Concurso público da Aleto registra taxa de abstenção geral de 30%; saiba quando os gabaritos serão divulgados

 

Você também fica vulnerável a golpes envolvendo o próprio Wi-Fi. Se alguém sabe que essa rede é sua, e alguém estiver de olho em você, essa pessoa pode criar uma rede clonada com o mesmo nome da sua para talvez obter alguma informação a seu respeito ou até fazer você acabar conectando na rede errada.

 

 

Embora o risco desse tipo de atividade seja baixo, não há razão para aceitá-los porque não há vantagem nenhuma em usar um nome de rede com dados pessoais. Em muitos casos, nós temos que fazer uma decisão entre segurança e conveniência (se não tivéssemos fechaduras nas portas, não seria preciso trancá-las ou abri-las, mas ficaríamos vulneráveis, por exemplo). Porém, usar um nome de rede pessoal traz riscos sem nenhum ganho de conveniência.

 

Se você quiser uma proteção ainda maior, pode utilizar a opção para ocultar o “SSID” da sua rede. Nesse caso, sua rede não vai aparecer na lista de redes disponíveis e só será possível conectar-se a ela digitando o nome manualmente — o que já acarreta um custo de conveniência.      

 

Quer receber em primeira mão as principais notícias do dia? Sugerir uma pauta? Entre em contato conosco!

Zap (63) 9 8118-6018

Email: [email protected]

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana