19 de abril de 2024 04:36

Saúde

NÃO CAIA NESSA; postagem que mostra buraco em braço de paciente vacinado é fake news!

Publicado em

NÃO CAIA NESSA; postagem que mostra buraco em braço de paciente vacinado é fake news!

Prefeitura afirma que postagem sobre hematoma sofrido após vacinação foi feita por morador de Caxias do Sul (RS) e está sendo indevidamente compartilhada como se houvesse ocorrido na cidade.

A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, emitiu um alerta nesta quinta-feira (25) informando que um caso divulgado nas redes sociais sobre as consequências de uma aplicação de vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Branco é falsa.

Publicada nesta quinta-feira (25) em páginas de notícias, a postagem já somava, por volta das 16h, milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas, de acordo com a prefeitura, a situação não ocorreu na cidade e, sim, em uma unidade de saúde de outro município.

O falso texto informa que um paciente tomou a vacina da gripe na UBS Rio Branco, em São Vicente, e dias depois apareceu um grave hematoma no local da aplicação. O homem afirmou que precisou realizar cirurgia para retirada da necrose do ferimento.

O departamento jurídico da Secretaria de Saúde afirma estar tomando as providências jurídicas cabíveis, já que propagação de notícias falsas é crime. A coordenadora de enfermagem da Saúde, Kátia Rodrigues Jerevini, de 55 anos, afirma que a propagação começou com o compartilhamento de uma munícipe, semana passada.

“Temos duas unidades no bairro Rio Branco e já achamos estranho que na publicação não especificava qual era. Os funcionários estavam chateados com os comentários e começaram a pesquisar, identificando que o rapaz é de Caxias do Sul, ou seja, isso não aconteceu aqui”, explica Kátia.

O G1 entrou em contato com a Secretária de Saúde de Rio Grande do Sul e com a Prefeitura de Caxias do Sul, mas até a última atualização desta reportagem não teve retorno sobre o assunto.

“Isso é muito sério, porque faz as pessoas questionarem a seriedade do nosso trabalho e coloca em jogo a segurança dos nossos funcionários. Também prejudica muito no número de procura pela vacinação. Uma inverdade dessa tem um alto risco”, finaliza a coordenadora de enfermagem.

Quer fazer parte do grupo do portal Sou de Palmas no WhatsApp? Chame no Zap (63) 9 9223-7820

Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR

Twitter: @SouDePMW

Email: [email protected]

 

 

 

 

 

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana