24 de abril de 2024 20:02

Cidades

Projeto em Araguaína pretende repovoar Lago Azul com especieis de peixes em extinção

Publicado em

Projeto em Araguaína pretende repovoar Lago Azul com especieis de peixes em extinção

Um projeto da Prefeitura de Araguaína pretende repovoar o Lago Azul, cartão postal da cidade, com espécies de peixes que estão extintas no local desde a década de 1970. Na época, foi construída uma barragem para tornar possível a operação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) do Corujão. A fauna do lago acabou não resistindo as alterações.

A primeira soltura, com aproximadamente 10 mil peixes, deve ser realizada no dia 12 de agosto. Até o fim do projeto, 200 mil exemplares devem ser colocados no lago. A prefeitura informou que vai usar espécies típicas da região, como tambacu, tambaqui, pacu-caranha e piauçu.

Os animais serão adquiridos com produtores da região de Araguaína e deverão ter no mínimo 60 dias. A pesca no lago Azul e no rio Lontra vai ficar suspensa por um ano e depois será autorizada apenas a modalidade esportiva, quando os animais são devolvidos ao habitat natural após serem capturados. A gestão planeja organizar torneios deste tipo de pesca no local.

Leia Também:   Vereador Eudes Assis garante celeridade na aprovação do Projeto APSaúde para valorização dos servidores da saúde

“O objetivo é ter um lago com água de excelente qualidade, não somente para utilização da praia com segurança e termos esportes náuticos, mas também queremos que ali aconteçam vários torneios de pesca esportiva”, disse o prefeito Ronaldo Dimas (PR).

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade informou que fez um estudo que comprovou que o lago suporta o projeto e informou que a qualidade da água será monitorada. Os testes serão realizados em parceria com a Universidade Federal do Tocantins.

A prefeitura informou ainda que busca parceiros na iniciativa privada para financiar as próximas etapas do projeto. Os custos totais ainda não foram divulgados.

Leia Também:   32ª Corrida de Rua do Trabalhador de Araguaína acontecerá no dia 28 e tem recorde de inscritos

Quer fazer parte do grupo do portal Sou de Palmas no WhatsApp? Chame no Zap (63) 9 9223-7820

Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR

Twitter: @SouDePMW

Email: [email protected]

 

 

 

 

 

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana