24 de abril de 2024 19:51

Mundo

MUNDO | Cidade sueca exige pagamento de licença para poder mendigar nas ruas

Publicado em

MUNDO

A cidade sueca de Eskilstuna, ao oeste de Estocolmo, se transformou na primeira do país a exigir o pagamento de uma licença para poder pedir dinheiro nas ruas, uma medida destinada a acabar com a mendigagem.

As pessoas que quiserem mendigar em Eskilstuna, um município com cerca de 100 mil habitantes, devem solicitar a partir deste mês, através da internet ou em uma delegacia, uma permissão que custa 250 coroas suecas (cerca de R$ 100) e será válida por três meses, além de mostrar um documento de identidade.

Quem pedir dinheiro sem permissão nas zonas da cidade incluídas na legislação – centro, áreas de compra e no exterior de instalações esportivas, entre outras – será punido com multas.

Leia Também:   13º de aposentados e pensionistas começa a ser pago HOJE; confira o calendário

“É difícil saber no que resultará, testamos novas vias burocratizando e dificultando a atividade”, disse à televisão pública sueca “SVT” o prefeito da cidade, o social-democrata Jimmy Jansson.

A introdução dessa legislação municipal gerou críticas de várias organizações sociais que consideram que dessa forma a mendigagem está sendo discriminada.

Segundo veículos de imprensa locais, a polícia de Eskilstuna recebeu até agora oito solicitações para obtenção de permissão.

A legislação foi adotada em maio do ano passado pelo governo local, composto por sociais-democratas, liberais e conservadores, mas a entrada em vigor foi atrasada por conta da apresentação de uma queixa diante dos tribunais administrativos.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana