Seleção

Instituto Natureza seleciona voluntários para atuar no Projeto Quelônios no Parque Estadual do Cantão

Os objetivos do projeto são recuperar e manter populações de quelônios nas áreas naturais por meio do monitoramento das principais praias utilizadas pelas tartarugas, aumentando o sucesso reprodutivo;

12/08/2019 15h09
Por: Redação Sou de Palmas - A sua fonte de notícias!
476
Divulgação Governo do Tocantins
Divulgação Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está selecionando voluntários para atuarem no Projeto Quelônios do Tocantins, que acontece no Parque Estadual do Cantão. Serão oferecidas 16 vagas para todo o período de monitoramento, sendo oito de preenchimento imediato e oito de cadastro reserva.

Os objetivos do projeto são recuperar e manter populações de quelônios nas áreas naturais por meio do monitoramento das principais praias utilizadas pelas tartarugas, aumentando o sucesso reprodutivo; Coletar dados, principalmente para estimar a estrutura populacional das tartarugas no trecho de praias monitoradas no rio Araguaia e realizar estimativas de eclosão de filhotes e de ovos inviáveis, além de outros dados e informações pertinentes.

O técnico coordenador do Projeto Quelônios do Tocantins, o biólogo Oscar Barroso destaca que o Projeto Quelonios é fruto de parcerias fundamentais do Naturatins com diversas instituições, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Batalhão De Polícia Ambiental (BPMA), além de parceiros não governamentais. O que possibilita a consolidação desta como uma das mais importantes iniciativas de conservação dos quelônios no Brasil.

"Os quelônios são importantes consumidores de matéria orgânica e através disso participam da ciclagem de nutrientes e disponibilização destes a níveis tróficos superiores. Entre seus predadores estão a onça, o jacaré e os peixes e isso faz dos quelônios componentes fundamentais dos ecossistemas do Cantão", afirmou o biólogo Oscar Barroso.

De acordo o edital, o período das atividades pertinentes ao projeto será de 02 de setembro a 07 de dezembro de 2019. O candidato poderá escolher o tempo de atuação, com opção de trabalhar 01, 02, 03 ou os 04 períodos, conforme especificado no formulário de inscrição.

Os interessados devem ter formação ou estar matriculados em cursos técnico, de graduação ou pós-graduação nas áreas de biologia, oceanografia, veterinária, engenharia ambiental, educação ambiental ou áreas afins.

As inscrições poderão ser realizadas  a partir  da próxima segunda-feira,12,  por meio de formulário disponível aqui, e prosseguem até o dia 16 de agosto. O resultado do processo seletivo dos candidatos será divulgado até o dia 21 de agosto de 2019, no site do Naturatins.

O edital pode ser conferido no Diário Oficial do Estado de quinta-feira, 08.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anúncio arranha-céu
Feira do Santa Bárbara
Municípios
Sou de Palmas
Últimas notícias
Mais lidas
Banner sessão cidades
Anúncio