20 de abril de 2024 03:25


Saúde

Palmas inicia nesta sexta (23) vacinação extra contra o sarampo; saiba mais

Publicado em

Palmas inicia nesta sexta (23) vacinação extra contra o sarampo; saiba mais

Diante da situação epidemiológica do Sarampo no País, com mais de 1.600 casos confirmados da doença e surtos ativos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Piauí e Paraná, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação extra contra o sarampo para crianças com idade a partir de 06 meses até 11 meses de vida.

Mesmo não havendo casos da doença em Palmas, até o momento, a Secretaria da Saúde irá intensificar a vacinação contra o Sarampo em escolas, hospitais, hotéis da cidade, aeroporto e nos Centros de Saúde da Comunidade da Capital. A imunização será feita em pessoas de 6 meses até 49 anos, que não têm comprovação que já receberam a dose da vacina.

Leia Também:   SUPERAÇÃO: Um ano após desaparecer em Palmas, servidora do MPF fala sobre o ocorrido e se dedica à psicologia para ajudar outras pessoas: ''Assim como eu venci, você também pode''

A partir desta sexta-feira, 23, os técnicos das salas de vacinas vão começar a imunizar bebês com idades entre 6 e 11 meses contra o sarampo com  a “dose zero”, como está sendo chamada. A dose extra da vacina será aplicada para evitar o surto da doença.

Pelo calendário regular, a primeira dose é aplicada aos 12 e 15 meses. Mas a dose extra, considerada pelo Governo Federal como medida preventiva, não substitui as demais previstas no Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com a enfermeira responsável pela Central de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinke, “a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomado a ‘dose zero’ da vacina”.

Leia Também:   Sucuri de quase dois metros é encontrada dentro de tubulação de água em casa do setor Jardim Bela Vista, em Palmas; saiba detalhes

Vale reforçar que o público alvo da vacina (tríplice viral) já está contemplada na rotina vacinal das crianças a partir de 1 ano de vida até 29 anos, 11 meses e 29 dias.

A enfermeira Elaine Katzwinkel, orienta que todas as pessoas nessa faixa etária devem receber as duas doses da vacina. Já o público com idade até 49 anos deve comprovar apenas uma dose do componente sarampo e rubéola. “A descontinuidade dessa recomendação acontecerá quando os estados não apresentarem casos confirmados da doença nos últimos 90 dias”, explica a enfermeira lembrando que o Ministério da Saúde informará aos Estados e municípios oportunamente o momento em que essa estratégia de antecipação da vacinação de crianças deverá ser suspensa.

Leia Também:   VÍDEO: criminosos invadem paróquia no setor Santa Bárbara, em Palmas, e furtam vários objetos; prejuízo passa de R$ 6 mil

 A vacina

A tríplice viral é fornecida ao Município pelo Programa Nacional de Imunizações e está disponível durante todo o ano na rede municipal de Saúde. A vacina deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança até 29 anos de idade. Pessoas de 30 a 49 anos (nascidos a partir de 1960) devem receber uma dose. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas e indivíduos imunossuprimidos.

 Faça parte dos nossos grupos de informação do Whats! Chame no ZAP (63) 99223 7820

Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR

Twitter: @SouDePMW

Email: [email protected]

 

 

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana