23 de abril de 2024 17:06

Educação

Alunos da UFT protestam contra redução do vale transporte anunciada pelo Seturb

Publicado em

Alunos da UFT protestam contra redução do vale transporte anunciada pelo Seturb

Os alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ficaram revoltados com a mudança divulgada pela Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb). É que ao fazer o recadastramento obrigatório do cartão especial 090, que dá acesso gratuito aos estudantes matriculados na UFT, o número de passes será reduzido de seis para dois ao dia. Segundo o sindicado, a mudança é para evitar fraudes.

Isso significa que os universitários que fazem o trajeto para o campus só poderão ir e voltar, sem pagar, uma única vez no dia. Um anúncio fixado nos veículos informa que os alunos que não fizeram o recadastramento até o próximo dia 15 setembro terão a carteirinha bloqueada.

A estudante de administração, Cristina Queiroz, acredita que muitos estudantes serão prejudicados com a mudança. “Tenho disciplinas de manhã e à noite e trabalho no turno vespertino fora da UFT. Como que vou pela manhã e volto depois? Como que eu faço? Agora vou ter que pagar?”, disse indignada.

A notícia se espalhou rapidamente nas redes sociais e deixou universitários revoltados.

O outro lado

O superintendente da Seturb, Rone Von Pinto da Silva, confirmou a redução de passagens em um vídeo publicado em uma rede social e informou que a medida é para evitar o uso indevido do benefício. Disse ainda que vai estudar casos individualmente dos alunos que comprovarem a necessidade de mais passagens ao dia.

“Nós identificamos a utilização de um aluno de até 24 vezes em um único dia. Isso gera um problema sério para o sistema e é necessário que a gente faça a atualização cadastral para eliminar esse tipo de problema”, explicou o superintendente.

Rone Von disse que alguns casos serão analisados. “Aquele aluno que eventualmente tiver a necessidade de utilizar mais de duas vezes, ida e volta, deverá apresentar o comprovante de matrícula junto ao Seturb e fazer prova de que precisa e a ele será liberada uma cota individual para atender a necessidade dele”, disse.

 

 

Recadastramento

O Seturb divulgou que o serviço de recadastramento será feito em três locais: na sede principal do sindicato, na Quadra 104 Sul e nos Resolve Palmas de Taquaralto e do Shopping Capim Dourado.

 

Os alunos precisam se apresentar levando o cartão de transporte e um comprovante de matrícula. Os cartões que não forem revalidados vão ficar bloqueados a partir do dia 15 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site da Seturb.

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana