25 de abril de 2024 06:05

Educação

Professores voluntários implantam cursinho preparatório para alunos da rede pública em Palmas

Publicado em

Professores voluntários implantam cursinho preparatório para alunos da rede pública em Palmas

Um grupo de professores da ETI Eurídice Ferreira de Mello tomou uma iniciativa que pode fazer a diferença na vida dos estudantes da rede municipal de ensino. De forma voluntária, eles ministram aulas de disciplinas fundamentais em processos seletivos aos alunos do 9º, visando a aprovação no processo seletivo, como o do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e outras escolas federais, onde se possa cursar o nível médio técnico. Ely Casemiro Barreira leciona português; Willian Vieira de Oliveira, matemática; Laurecy Rodrigues Freire, geografia; Aldo Elifas Laguna, história; e Cláudio Vinicius Santos, ciências.

O idealizador do projeto, Aldo Laguna, explica que a ideia veio de sua experiência com a preparação para o Enem (Ensino Nacional do Ensino Médio) em escolas privadas. Ao iniciar a carreira na escola pública, percebeu a necessidade de prover este reforço aos alunos. “Os colegas gostaram da ideia e iniciaram o trabalho na escola, com respaldo total da direção. Abraçaram a causa e colocaram à disposição”, disse. Pelo fato de duas professoras morarem em Porto Nacional, o horário que melhor atende a todos contempla aulas nas terças e quintas, após o horário normal, e aos sábados.

Leia Também:   Greve na UFT? Maioria dos professores aprovam paralisação durante assembleia nesta terça (23)

Atualmente são 60 alunos em duas turmas. As aulas são dinâmicas, no mesmo estilo dos cursinhos preparatórios. Os alunos, cientes que disso depende seu futuro, fazem a sua parte parar que o projeto de certo. “Espero que esta ideia se espalhe, pois os alunos da rede pública necessitam de um diferencial para ingressar em escolas federais”, considera Aldo.

Diretora da escola, Márcia Collaviti acredita no poder da educação no desenvolvimento do indivíduo. “Nosso preparatório traz hábitos e rotinas de estudos, reflexão, desenvolvimento pessoal e interpessoal. Acreditamos no potencial dos nossos alunos, sabemos da contribuição do estudo em suas vidas. Temos ciência da possibilidade de uma ‘mudança positiva’ na sua realidade”, finaliza.

Leia Também:   Greve na UFT? Maioria dos professores aprovam paralisação durante assembleia nesta terça (23)

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana