24 de abril de 2024 13:43

Brasil

Tocantins mais três estados da Amazônia já pediram ação das Forças Armadas no combate ao fogo, diz Governo

Publicado em

Tocantins mais três estados da Amazônia já pediram ação das Forças Armadas no combate ao fogo, diz Governo

O governo federal informou neste sábado (24) que quatro estados da Amazônia já formalizaram pedido para ação das Forças Armadas no combate às queimadas:

Rondônia

Roraima

Pará

Tocantins

A informação foi passada pelo ministro Fernando Azevedo e Silva, da Defesa, e Ricardo Salles, Meio Ambiente. Os dois deram uma entrevista para a imprensa após uma reunião para tratar da ação federal nas áreas atingidas pelo fogo.

Nesta sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto autorizando o envio de homens das Forças Armadas para atuar nos estados da Amazônia. Para que a medida seja efetivada, no entanto, é preciso o pedido formal de cada governador de estado. O decreto do presidente vale para toda a Amazônia Legal, da qual fazem parte os estados da Região Norte, além do Mato Grosso e Maranhão.

Leia Também:   INSS libera primeira parcela do 13º: Entenda quem recebe

Na entrevista, Azevedo e Silva disse que as ações das Forças Armadas começam neste sábado em Rondônia. Ele afirmou também que atualmente há 44 mil homens na região da Amazônia. Segundo o ministro, o efetivo vai ser usado de acordo com o local e o tamanho de cada missão e, neste primeiro momento, não será necessário deslocar as tropas.

“O efetivo é por demanda. Qual é a missão? Nós vamos usar o efetivo da área”, afirmou o ministro.

“A demanda que existe até o momento, a primeira operação que estamos fazendo é no estado que já pediu, Rondônia. Temos efetivo suficiente para isso lá. E já estamos com aeronaves lá”, completou o ministro.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana