23 de abril de 2024 14:54

Cidades

Halo Solar aparece no céu e encanta moradores de Palmas; veja fotos

Publicado em

Halo Solar aparece no céu e encanta moradores de Palmas; veja fotos

O céu que encobre Palmas foi coberto pelo fenômeno Halo Solar no fim da manhã deste domingo (01). O efeito circular próximo ao sol pode ser visto em todas as regiões da Capital.

O Halo Solar é um imenso círculo de cores, semelhante ao arco-íris, que se forma ao redor do sol em virtude da decomposição de luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera.

O fenômeno solar surpreendeu os moradores que imediatamente começaram a fotografar e postar as fotos nas redes sociais. As pessoas ficaram encantadas com o efeito que foi feito ao redor do sol. O Halo Solar, até o fechamento desta edição, ainda podia ser visto no céu da Capital.

Leia Também:   Jovem que sequestrou, estuprou e matou ex-namorada em Palmas é condenado a 31 anos de prisão

O que é halo solar?

O halo solar é um fenômeno óptico que acontece na troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, com espessura de 12 km podendo alcançar até 17 km de altura. Para que ele se forme é preciso algumas condições.

A primeira é que haja cristais de gelo na atmosfera terrestre, pois são eles que vão funcionar como espelhos das luzes, causando a dispersão dos raios solares. Portanto, quando a luz do Sol é refletida e refratada por esses gelos minúsculos acontece o fenômeno.

Essa refração é quando há uma mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um lugar para outro. Nesse caso, são os cristais presentes na atmosfera que fazem esse desvio. Eles funcionam como pequenos prismas que recebem a luz branca e a dividem em cores primárias. Daí surge uma espécie de arco-íris, que é bastante apreciado.

Leia Também:   AGORA: dupla de criminosos morre durante confronto com policiais militares no setor Santa Fé, em Palmas

Embora algumas pessoas relacionem o halo solar à chuva, especialistas garantem que a formação do círculo colorido ao redor do Sol nada tem a ver com a possibilidade de precipitações. Diferentemente do arco-íris, que é inerente à água.

Duas curiosidades merecem ser compartilhadas. A primeira é que o halo solar não é redondo por causa do formato do Sol e sim porque os cristais de gelo são hexagonais e acabam refletindo a luminosidade em forma de círculo. A segunda é que o halo também pode ser do tipo lunar, embora seja mais difícil sua percepção por conta da escuridão, o que acaba apagando um pouco o colorido do arco-íris em forma de disco. Os motivos para a ocorrência são os mesmos do solar.

Leia Também:   Fim de semana em Palmas deve contar com fortes chuvas, aponta alerta do Inmet

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana