28 de março de 2024 07:31

Saúde

Especialista orienta sobre hábitos que podem ajudar a equilibrar a saúde mental

Publicado em

Especialista orienta sobre hábitos que podem ajudar a equilibrar a saúde mental

Quando o assunto é saúde, é comum ligar esse termo ao corpo, no entanto a psicóloga e gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Palmas (Semus), Dhieine Caminski, explica que dar atenção ao seu estado psicológico é fundamental para o equilíbrio mental.

Os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da população mundial. São casos de depressão, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno bipolar, esquizofrenia, ansiedade, anorexia, dentre outros. Mas, manter a mente em equilíbrio pode evitar algumas dessas patologias, a psicóloga Dhieine Caminski explica que mudanças simples de hábitos podem ajudar a manter a saúde mental em dia.

Leia Também:   Vírus letal chamado de 'comedor de ânus' preocupa cientistas no Japão; entenda mais sobre a doença

De acordo com ela, “estabelecer uma rotina ajuda corpo e mente a viver em equilíbrio. O cérebro se acostuma com as tarefas e responsabilidades quando elas são organizadas, e isso evita estresses desnecessários. A mente consegue relaxar melhor quando você sabe que tem a maioria das suas tarefas sob controle”. 

Em tempos em que as pessoas vivem vidas duplas, entre a realidade e as redes sociais, a orientação da especialista é que a escolha seja pela vida real. “As redes sociais ajudam na comunicação entre pessoas que estão longe, mas distancia as que estão próximas e ainda transmitem uma falsa realidade. Pesquisas mostram que redes sociais são nocivas à saúde quando usadas em excesso e podem até causar depressão e ansiedade”, destaca.

Leia Também:   Começa a campanha de vacinação contra a gripe: entenda quem pode se vacinar

Outra dica valiosa da psicóloga é relaxar mais nos momentos de lazer, o que ajuda muito a colocar os pensamentos em ordem e aproveitar cada momento ao máximo, seja no trabalho ou momento de lazer. 

Corpo são, mente sã

Conforme ela, dormir bem é fundamental “tanto a falta quanto o excesso de sono são prejudiciais e podem ser um dos fatores causadores de problemas como estresse, ansiedade e até depressão. Por isso, tente descansar à noite, leia um livro, ouça uma música ou faça qualquer atividade de relaxamento, de modo a introduzir o sono, o ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite”, explica.

Fazer, no mínimo, 30 minutos de exercício físico diariamente ajuda a manter a oxigenação do cérebro em dia. Além disso, favorece a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, que contribui diretamente para a boa saúde mental.

Leia Também:   Tocantins está entre os estados com maior número de casos de câncer de pênis e amputações; saiba como se prevenir

Assim como qualquer parte do corpo, o cérebro tem substâncias químicas que podem entrar em desequilíbrio e causar problemas como depressão, síndrome do pânico e muitas outras. “Por isso, é importante procurar ajuda quando julgar necessário e ir em busca do seu equilíbrio mental com o auxílio de um médico ou psicólogo”, finaliza.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana