Anúncio
ranking

Tocantins arde em chamas! veja a lista das 10 cidades com mais focos de calor

Lagoa da Confusão está na primeira posição com 1.122 focos de queimadas registrados desde o início do ano.

10/09/2019 13h59Atualizado há 1 semana
Por: Redação Sou de Palmas - A sua fonte de notícias!
2.445
Divulgação / Sou de Palmas
Divulgação / Sou de Palmas

O município de Lagoa da Confusão lidera o ranking dos municípios do Tocantins com maior quantidade de queimadas. Foram registrados, do início do ano até esta segunda-feira (9), 1.122 focos de calor na cidade, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As chamas chegaram até terras indígenas e provocaram morte de gado, animais silvestres e destruíram plantações. Formoso do Araguaia e Pium também fazem parte da lista. Veja abaixo:

Lagoa da Confusão - 1.122 focos

Formoso do Araguaia - 850

Pium - 516

Mateiros - 476

Goiatins - 420 focos

Paranã - 410

Tocantínia 257

Lizarda - 247

Ponte Alta do Tocantins - 242

Rio Sono - 212

As  áreas indígenas estão sofrendo com os incêndios florestais registrados no estado. Em Lagoa da Confusão, a terra da etnia Krahô Kanela, onde fica a aldeia Lankrare, foi tomado pelo fogo e queimou por mais de 11 dias. Segundo os moradores, o fogo foi controlado, mas ainda há incêndio ao redor. A fumaça toma conta do local. As roças de arroz, milho e caju ficaram destruídas.

As 10 cidades somam 4.752 focos. Esse número representa 54% do total registrado em todo o estado, que é de 8.797 focos.

Segundo apurado pela TV Anhanguera, nenhum dos municípios que figuram nas 5 primeiras posições da lista acima contratou brigadista esse ano.

"A prevenção e o combate aos incêndio florestais necessita de uma resposta rápida e a primeira resposta é de responsabilidade do município", afirmou o superintendente da Defesa Civil do Estado, o tenente coronel Geraldo Primo.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com o apoio do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate às queimadas e aguarda liberação de homens do Exército para ajudar na luta contra o fogo.

"Nós estamos nesse aguardo para que eles possam nos apoiar com o efetivo de pessoal. Tem nos apoiado em outros meios, através da região norte, com o 50 Bis de Imperatriz [50° Batalhão de Infantaria de Selva (50 BIS), que fica no Maranhão] já está à disposição", afirmou Primo.

O mês de setembro é seco, com temperaturas altas, umidade relativa do ar baixa e vento forte, o que facilitam a propagação das queimadas. Todo ano, o Tocantins figura entre os primeiros colocados no ranking dos estados com maior foco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Feira do Santa Bárbara
Municípios
Sou de Palmas
Últimas notícias
Mais lidas
Banner sessão cidades
Anúncio