25 de abril de 2024 13:42

Esportes

Referências de ensino em Palmas, cinco Escolas de Tempo Integral abrigam competições dos Jogos Escolares

Publicado em

Referências de ensino em Palmas, cinco Escolas de Tempo Integral abrigam competições dos Jogos Escolares

Capital mais nova do país, Palmas (TO) recebe pela primeira vez uma edição regional dos Jogos Escolares da Juventude a partir desta quarta-feira, dia 11, quando as delegações dos nove estados participantes desembarcam na cidade. A partir de quinta, 12 ginásios vão receber os jogos de basquete, futsal, handebol e vôlei da maior competição escolar do país. E o detalhe é que cinco dos locais de competição ficam nas Escolas de Tempo Integral (ETI).

A primeira ETI, Padre Josimo Morais Tavares, foi inaugurada em 2007 e vai receber o handebol, assim como Euridice Ferreira de Mello; a ETI Anísio Teixeira abrigará os jogos de basquete; e as ETIs Carolina Campelo e Almirante Tamandaré sediarão as partidas de futsal. Atualmente, já são 19 escolas que contam com uma infraestrutura invejável e apoio das Forças Armadas.

“A estrutura da unidade conta com ginásio, piscina, salas de artes, música, dança, artes marciais e coral, auditório, biblioteca, enfermaria, sala de primeiros-socorros, consultório odontológico, ateliê de costura, sala de arquivos históricos e instrumentos musicais, salas administrativas e outras dependências”, conta a professora Marilza Teixeira, 54 anos, sendo 22 dedicados à rede municipal de ensino.

Leia Também:   PL para incentivar a meia-entrada social é aprovada na Câmara de palmas

Marilza leciona na Escola Almirante Tamandaré, que tem parceria com a Marinha do Brasil. Ao todo, 1.200 alunos recebem aulas da chamada base comum, como português, matemática e geografia, e da base diversificada, casos da natação, artes marciais e aulas de inglês. Seis oficiais da reserva ajudam na organização dos jovens fora da sala de aula e nos horários das refeições.

“Servimos café, almoço e lanche da tarde. Os oficiais ajudam com os bons valores, disciplina e organizam a garotada. Temos ainda uma banda marcial com 35 integrantes e dez professores de educação física com especialização esportiva. Todos os nossos alunos vivenciam essas práticas esportivas, os estilos de dança e por ai vai”, orgulha-se Marilza.

Leia Também:   AGORA: dupla de criminosos morre durante confronto com policiais militares no setor Santa Fé, em Palmas

 

Quatro atletas da Almirante Tamandaré já estão classificados para disputar a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em novembro, em Blumenau (SC), todos no atletismo (12 a 14 anos): Joselito Paiva e Marcos Pereira, nos 75m rasos; Mateus Campos, nos 250m; e Daniel Souza, no salto em distância. Os quatro disputarão ainda o revezamento 4x75m.

“É a realização de um sonho”, disse Daniel, 14 anos. “Conheci todos os esportes aqui na escola e me destaquei no atletismo. Já ganhei cinco medalhas. Disputei até o Campeonato Centro-oeste, em Cuiabá (MT), e foi a primeira vez que viajei para fora do estado. Conhecer Santa Catarina vai ser muito legal”, afirmou.

Existe um cadastro socioeducativo que prioriza os mais necessitados para se matricular em uma ETI. “São seis os critérios para se matricular em uma Escola em Tempo Integral, e os jovens com mais requisitos tem prioridade na hora de se cadastrar. Os critérios são, pela ordem: medida de proteção judicial; aluno com necessidade educativa especial; pais ou responsáveis com necessidade especial ou doença crônica que impeça de cuidar da criança; contemplado no Bolsa Família; residência no entorno; e irmão matriculado em uma das unidades pleiteadas”, afirmou Jeziel Rodrigues, oficial da Marinha, que coordena o trabalho na instituição.

Leia Também:   Dupla suspeita de furtar escola na região Norte de Palmas é presa pela PM

Comemorando 30 anos em 2019, Palmas inaugurou a 19ª unidade do projeto recentemente. Trata-se da ETI Fidêncio Borba, situada na zona rural de Palmas, com perspectiva de educação no campo. Sete das ETIs seguem um modelo padrão e outras 12 foram adaptadas.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana