28 de março de 2024 20:08

Política em Foco

Paraíso: Vereadora Vanessa quer proibição da nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha em cargos públicos

Publicado em

Paraíso: Vereadora Vanessa quer proibição da nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha em cargos públicos

Nas sessões ordinárias de setembro a vereadora Vanessa Alencar (DEM) apresentou o Projeto de Lei nº 0052/2019 que dispõe, no âmbito do município de Paraíso do Tocantins – TO, sobre a proibição de nomeação para cargos em comissão, de confiança ou funções gratificadas de pessoas que tenham sido condenadas pela lei federal nº 11.340/2006 – lei Maria da Penha.

A vereadora alerta que “nos últimos anos têm sido marcados pelo assustador aumento no número de casos de feminicídio, de violência contra mulher e de violência doméstica. Em relação aos casos de feminicídio, em 2018, o aumento dos crimes foi de 34% em relação a 2016 e, no que tange os processos pendentes relativos à violência contra a mulher, de 2016 a 2018, houve um aumento de 13%, superando a marca de um milhão de casos” e, com isso apresentou a propositura para que seja dada mais moralidade administrativa com esta restrição no ordenamento jurídico municipal.

Leia Também:   Aprovado requerimento do vereador Mauro Lacerda que solicita a construção de uma Escola de Tempo Integral no Jardim Taquari, em Palmas

As bandeiras femininas e da valorização da mulher tem sido uma pauta constante da parlamentar e, caso seja aprovada, a propositura seguirá a lei da ficha limpa municipal, instituída há vários anos em Paraíso do Tocantins – TO e que tem barrado a nomeação de condenados por órgãos colegiados em cargos de chefia e assessoramento na administração municipal.

Recentemente, lei nesse sentido já foi aprovada e sancionada pelo Governador Wilson Witzel no Estado do Rio de Janeiro (Lei nº 8.301/19).

A matéria deverá ser votada nas próximas sessões da Câmara de Paraíso.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana