20 de abril de 2024 11:03


Palmas

Caminhão com 10 toneladas de sementes é apreendida entre Palmas e Porto Nacional

Publicado em

Caminhão com 10 toneladas de sementes é apreendida entre Palmas e Porto Nacional

A Agência de Defesa Agropecuária apreendeu na tarde desta quinta-feira (12) uma carga com 12 toneladas de sementes no posto fiscal da TO-050, entre Palmas e Porto Nacional. Os produtos estavam sem a documentação que indica a origem, pureza e validade, que é obrigatória. As sementes eram de capim forrageira andropogon, muito usado como pastagem para gado.

O dono da carga recebeu uma multa de R$ 2,7 mil. Segundo o inspetor Diniz Dias, a carga saiu de Natividade e seguia para Arapoema. O condutor apresentou a nota fiscal, mas não tinha o Termo de Conformidade, que é obrigatório para o transporte de sementes.

A Adapec alertou que as sementes ilegais podem disseminar pragas nas lavouras. “Com o período seco chegando ao fim, muitos produtores rurais buscam sementes de capim para plantar ou renovar suas pastagens, porém, antes de adquiri-las é importante observar a origem das sementes, exigir sempre a nota fiscal e o Termo de Conformidade do produto”, disse a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal da Adapec, Lidiana Lira.

Leia Também:   Laudecy Coimbra requer mais ações de segurança para a Arno 33, em Palmas

A carga apreendida será destruída no aterro sanitário da capital.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana